A água sempre ferve a 100°C ?

A água sempre ferve a 100C?

Hoje iremos falar de um assunto um pouco mais complicado, ainda relacionado às transformações físicas, e que constantemente é cobrado em vestibulares e Enem.

Em relação a pergunta, iremos respondê-la no final do texto ;).

A pressão de vapor

Para entendermos como ocorre a evaporação e quais fatores interferem nesse processo, temos de compreender alguns conceitos e primeiro deles é a pressão de vapor.

Imagine um copo com água morna ou à temperatura ambiente (30 O C) ao nível do mar, na praia…

Assim, a pressão de vapor é a pressão exercida pelo vapor desprendido do líquido.

Se nós aumentarmos a temperatura desse sistema, mais vapor será formado e a pressão realizada por esse vapor também irá aumentar. Portanto, atenção! Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de vapor desprendido e maior pressão desse vapor. Observe na figura abaixo como o aumento da temperatura leva a um aumento da pressão de vapor.

Fonte: http://educacao.globo.com/quimica/assunto/solucoes/propriedades-coligativas.html

A pressão de vapor é uma medida da tendência de evaporação de um líquido. Em uma mesma temperatura, quanto maior for a sua pressão de vapor, mais volátil será o líquido.

Isso funciona da seguinte forma, em um líquido como a água existem moléculas que estão na parte ‘interior’ do líquido unidas por duas forças:

  • A pressão atmosférica, ao nível do mar ela vale 760 mmHg; e
  • E pela força de atração molecular (ligação de hidrogênio, no caso da água e álcool).

Assim, existe um equilíbrio, umas moléculas estão unidas, outras estão desprendendo (evaporando), outras já ‘escaparam’ (evaporaram) do líquido e outras estão voltando para o líquido (condensando). Essa tendência em sair do líquido (evaporar) é a Pressão de Vapor!  E quanto maior a temperatura maior a pressão de vapor.

A 100 oC, a pressão de vapor da água se iguala à pressão atmosférica, portanto, esse é seu ponto de ebulição! Assim, taxa de vaporização vence a taxa de condensação e ocorrendo a mudança de fase da água. Independente do líquido,toda vez que isso acontecer (a pressão de vapor do líquido se igualar à pressão atmosférica) esse será o ponto de ebulição do líquido.

E se a pressão atmosférica mudar?

Se a pressão atmosférica mudar, a temperatura de ebulição também irá mudar.

Como já dito anteriormente, ao nível do mar, a pressão atmosférica é de 1 atm ou 760 mmHg, e o ponto de ebulição da água é 100C. Em locais de maior altitude, a pressão atmosférica é menor, portanto, a água terá menor ponto de ebulição, como:

  • Everest(8.848 m) à Ponto de ebulição 70C;
  • La Paz (3.700 m) à Ponto de ebulição 87C;
  • Quito (2.850 m) à Ponto de ebulição 90C; e
  • Brasília (1.170 m) à Ponto de ebulição 96

Já abaixo do nível do mar, a temperatura de ebulição da água é maior que 100C, como ao nível do mar morto (-430 m), 101,4C.

Assim, se três pessoas tentarem cozinhar batatas idênticas com igual aquecimento, a pessoa em menor altitude faria isso em menor tempo, depois a pessoa ao nível do mar, e por últimoa pessoa em maior altitude (a que demoraria mais, pois a água não atinge uma grande temperatura, como no Everest onde o Ponto de ebulição é 70C).

É por isso que em casa utilizamos panela de pressão. Nesta, durante o cozimento, é atingida uma pressão interna maior que a atmosférica (~1,9 atm), portanto, a água no estado liquido tem maior ponto de ebulição (~120C), consequentemente, a água no estado líquido atinge maior temperatura e por isso cozinha mais rápido!

Assim, a água pura somente irá entrar em ebulição a 100 oC a pressão de 1 atm!

Um vídeo interessante, em que é feito uma diminuição forçada da pressão e ocorre a ebulição da água a 42 oC.

É isso! Bons estudos!

Sou Farmacêutica formada pela UFMG e Mestre em Química pela mesma Instituição. Lecionei matérias relacionadas à Química para Cursos Técnicos e Superiores.
COMPARTILHE!

Débora Barbosa

Sou Farmacêutica formada pela UFMG e Mestre em Química pela mesma Instituição. Lecionei matérias relacionadas à Química para Cursos Técnicos e Superiores.

3 comentários em “A água sempre ferve a 100°C ?

Gostou? Deixe uma resposta!