Composição bioquímica da célula

Na composição bioquímica da célula a diferença entre as células está na sua complexidade. O ovo de uma galinha, por exemplo, é uma célula – sua menor parte.

Os seres vivos são compostos por moléculas orgânicas. Dentre elas, destacamos: proteínas, carboidratos, lipídios e ácido nucleico.

  • PROTEÍNAS

    Aminoácido

São polímeros (compostos formados por unidades que se repetem) de aminoácidos, compostos que apresentam um grupo amino (NH2) e um grupo carboxílico (COOH). O que vai diferenciar as proteínas serão as sequências dos aminoácidos, que é determinada pelos genes de cada ser vivo. A síntese ou produção de proteínas se dá justamente pelo DNA. As proteínas exercem várias funções no organismo, e são classificadas como:

  • TRANSPORTADORAS: esse tipo de proteína está localizada na membrana plasmática e auxilia no transporte de moléculas para dentro e fora da célula. Ex: hemoglobina – transporta os gases respiratórios no sangue.
  • REGULADORAS: emitem sinais para diferentes partes do organismo, regulando atividades metabólicas. Ex: hormônios – insulina.
  • ESTRUTURAIS: dão forma, suporte e resistência. Ex: colágeno (cartilagens e tendões) e queratina (unhas e cabelo).
  • CATALISADORAS: são enzimas que aceleram e facilitam as reações químicas específicas dentro de uma célula.
  • ANTICORPOS:  têm função de defender o organismo contra invasores (antígenos).
  • CONTRÁTEIS:  são responsáveis pela contração das fibras musculares. Ex: actina e miosina.
Estruturas das proteínas

 

  • CARBOIDRATOS

Conhecidos também por açúcares, são compostos que têm em sua estrutura a composição (CH2O)n. Quando a sequência é composta por pequenos açúcares é chamado de monossacarídeo (glicose, frutose e galactose) – têm função de fornecer energia para as reações metabólicas. Quando a sequência é longa, é chamado polissacarídeo (quitina, amido, celulose e glicogênio) – pode ter função estrutural.

Carboidrato

 

  • LIPÍDIOS

São compostos orgânicos que são insolúveis em água. Têm função de reserva energética e sintetizam hormônios sexuais, como estrógeno e testosterona.

 

Lipídio

 

  • ÁCIDOS NUCLEICOS

São formados por polímeros de nucleotídeos e têm em sua composição um açúcar de cinco carbonos, uma base nitrogenada e um grupo fosfato. Estão relacionados com a manutenção das informações genéticas (DNA) e com a síntese de proteínas (RNA).

I M P O R T A N T E

Tanto as bases nitrogenadas e tanto os aminoácidos levam o NITROGÊNIO em sua composição. É um elemento químico muito importante, pois é encontrado na atmosfera em forma de gás (N2), e só pode ser usado na forma de nitrato (NO3) e essa transformação de N2 para NO3 se dá pela ação das bactérias nitrificantes e fixadoras.

  • ÁGUA

É o elemento mais abundante nos seres vivos. Conhecida como “solvente universal” dissolve substâncias polares como sais, pois são substâncias hidrofílicas (afinidade com a água). Substâncias apolares, como óleo, não se dissolvem na água, sendo hidrofóbicas.

Ela é de extrema importância para os organismos vivos, dentre as principais funções estão:

  • Transporte – carrega substâncias dissolvidas, como no sangue de animais e na seiva de plantas.

  • Proteção contra choques mecânicos – durante a gestação através do líquido amniótico proporciona proteção contra impactos no bebê, além de mantê-lo flutuando para que o desenvolvimento não seja comprometido.

  • Controle térmico – em função do seu alto calor específico (c), a água demora para esquentar e demora para esfriar, permitindo a manutenção da temperatura.

  • Meio para reações químicas

    – Desidratação – reação que envolve a perda de água, por exemplo, na união de aminoácidos no processo de síntese proteica.

    – Hidrólise – reação de quebra de ligações químicas pela adição de água, como ocorre na quebra de proteínas no processo de digestão.

    Embora a água seja essencial à vida, sua quantidade varia em função de três fatores, principalmente:

    – espécie – normalmente os organismos mais simples a quantidade de água é maior.

    – metabolismo – quanto mais alto o metabolismo, maior a quantidade de água.

    – idade – à medida que a idade aumenta, a quantidade de água diminui.

  • SAIS MINERAIS

Os sais minerais fazem parte dos elementos reguladores do nosso organismo e contribuem para o bom funcionamento dele. Eles estão presentes como eletrólitos nos líquidos corporais, como componentes de enzimas e hormônios e como componentes estruturais de alguns órgãos, tais como ossos.

Os principais sais minerais, sua função no corpo humano e alguns alimentos em que podem ser encontrados:

  • Cálcio: Esse sal participa da formação de ossos e dentes. Além disso, participam da coagulação sanguínea e regulam uma grande quantidade de funções celulares, incluindo-se o processo de contração muscular. O cálcio pode ser encontrado em leite e derivados, gema de ovo, cereais e legumes verdes.

  • Fósforo: Junto ao cálcio, o fósforo participa da composição de ossos e dentes. Esse sal também está relacionado com a produção de energia e é um dos componentes dos ácidos nucleicos. Pode ser encontrado em leites e derivados, cerais, carnes, ovos e pães.
  • Potássio: Esse sal está relacionado com a contração muscular e atividades dos nervos, pois atua promovendo a excitabilidade elétrica. Além disso, é um importante regulador dos batimentos cardíacos. É encontrado em frutas, cereais, leite e carnes.

 

  • Sódio: Está relacionado principalmente com a regulação do volume de líquidos corporais. Também é importante na condução do impulso nervoso, assim como o potássio, e está relacionado com a pressão sanguínea e contrações musculares. É encontrado no sal de cozinha, em alguns vegetais, queijo e diversos outros tipos de alimento.
  • Magnésio: Fundamental para o funcionamento adequado de nervos e músculos. Além disso, está relacionado com o metabolismo do cálcio e com a síntese de vitamina D. Esse sal mineral é encontrado em verduras com folhas verde-escuras, cereais, frutas cítricas e leguminosas.

  • Ferro: Por ser o componente principal da hemoglobina, esse sal mineral está relacionado com o transporte de oxigênio no nosso corpo. Encontrado em alimentos como fígado, rim, coração, gema de ovo, vegetais verdes, beterraba, feijão, cereais.

  • Flúor: Atua na composição de dentes e ossos. Além disso, está relacionado com a prevenção contra as cáries dentárias. Encontrado principalmente na água fluorada.
  • Iodo: É um sal fundamental para o funcionamento adequado da tireoide, portanto, está relacionado com o metabolismo. Encontrado em frutos do mar e no sal de cozinha iodado.

 

Bons estudos!!!

 

 

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!
COMPARTILHE!

Raquel Gomes

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!

Gostou? Deixe uma resposta!