Citologia – Divisão Celular I

As células passam suas características a outras quando há o processo de multiplicação para gerar outro organismo durante a reprodução, e para fazer o corpo crescer ou reparar células que estão desgastadas. Os ciclos de crescimento e multiplicação celular se repetem indefinidamente, até que as células percam sua capacidade de se reproduzir.

O modo como uma célula se divide depende da complexidade do organismo e do tipo de célula, se é germinativa (reprodução) ou se é somática (constitui os tecidos de um organismo).

Os tipos de divisão celular

Para de dividirem, as células podem adotar três mecanismos diferentes:

  • os procariontes unicelulares (uma única célula sem núcleo diferenciado) reproduzem-se por bipartição ou cissiparidade – forma de reprodução assexuada*.

* A reprodução assexuada é que o organismo sozinho realiza a transferência de todo o material genético para outro, dando origem a um clone – geneticamente idêntico, diferentemente da reprodução sexuada, onde há troca de material genético.

  • os eucariontes podem se reproduzir de maneira sexuada, de duas formas diferentes: a mitose – processo de divisão de células somáticas, podendo ocorrer em haploides (n) e diploides (2n) e a meiose – próprio de células germinativas, que geram os gametas.

A INTERFASE

É o período que antecede qualquer divisão celular, sendo de intensa atividade metabólica. Nesse período, a célula se prepara para a divisão celular, que envolve a duplicação da cromatina, material responsável pelo controle da atividade da célula. Todas as informações existentes ao longo da molécula de DNA são passadas para a cópia, como se correspondessem a uma cópia fotográfica da molécula original. Em pouco tempo, cada célula formada da divisão receberá uma cópia exata de cada cromossomo da célula se dividiu.

As duas cópias de cada cromossomo permanecem juntas por certo tempo, unidas pelo centrômero comum, constituindo duas cromátides de um mesmo cromossomo. Na interfase, os centríolos também se duplicam.

É Nessa fase que acontece a duplicação do DNA, crescimento e síntese. Costuma-se dividir a interfase em três períodos distintos: G1, S e G2.

O intervalo de tempo em que ocorre a duplicação do DNA foi denominado de S (síntese) e o período que antecede é conhecido como G1 (G1 provém do inglês gap, que significa “intervalo”). O período que sucede o S é conhecido como G2.

  • fase G1: a célula cresce e tem metabolismo intenso. No citoplasma surgem novas organelas. No núcleo são sintetizados RNA-mensageiro e no citoplasma, proteínas. O material genético permanece na forma de cromatina.
  • fase S: ocorre síntese de DNA. Os cromossomos passam a ser constituídos por dois filamentos idênticos (cromátides) que são unidos pelo centrômero.
  • fase G2: antes da divisão, a célula cresce mais um pouco e sintetiza proteínas que ainda precisa para se dividir. A próxima etapa será a prófase.


NA MITOSE

Uma célula gera duas células-filha com material genético idêntico.

 

  • PRÓFASE: no citoplasma, o centríolo duplica-se e migra para os polos opostos e formam as fibras do fuso; os cromossomos se condensam; o nucléolo e a carioteca desaparecem.
  • METÁFASE: os cromossomos migram para o centro da célula; há separação das cromátides irmãs.
  • ANÁFASE: encurtamento das fibras do fuso que migram para os polos opostos.
  • TELÓFASE: os cromossomos filhos chegam aos polos e de descondensam; há o surgimento da carioteca e dentro dos núcleos, os nucléolos; o citoplasma começa a se dividir e há redistribuição das organelas.
  • *CITOCINESE: A partição em duas copias é chamada de citocinese e ocorre, na célula animal, de fora para dentro, isto é, como se a célula fosse estrangulada e partida em duas (citocinese centrípeta).

Terminada a divisão, estão formadas 2 células-filhas, com o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Entram na intérfase e se preparam para uma nova divisão.

 – DICA –

Para não esquecer a ordem correta do processo de divisão, aí vai um bizu:

PROMETA (prófase e metáfase) ANA (anáfase) TELefonar (telófase)

 

Continue acompanhando nossos posts! Estamos preparando a Divisão Celular II, abordando a meiose! Fiquem ligados!!!

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!
COMPARTILHE!

Raquel Gomes

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!

Gostou? Deixe uma resposta!