Concentração de soluções: a gente apanha, mas aprende!! (EXERCÍCIOS)

Oi, meus apaixonados por química (ou desesperados por um socorro na matéria! haha), tudo bem com vocês? Hoje vamos continuar a trabalhar o assunto “concentração de soluções”. Na semana passada aprendemos a calcular a concentração de uma solução em: 1) massa de soluto por volume de solução e 2) mol de soluto por volume de solução. Hoje nós vamos treinar um pouco essas novas habilidades de cálculo de concentração resolvendo alguns exercícios de vestibular. Calma, que vai ser sussa, a gente faz em etapas e vocês vão ver que é bem tranquilo, assusta no começo, mas treinando a gente “pega o jeito”. 😉

Questão 1

(FUVEST) O limite máximo de “ingestão diária aceitável” (IDA) de ácido fosfórico, aditivo em alimentos, é de 5 mg/Kg de massa corporal. Calcule o volume de refrigerante, contendo ácido fosfórico na concentração de 0,6 g/L que uma pessoa de 60 Kg deve ingerir para atingir o limite máximo de IDA.

Resolução

  1. Do enunciado, temos que o IDA é de 5mg/Kg de massa corporal. Como a pessoa em questão possui 60 Kg, devemos calcular a quantidade máxima de ácido fosfórico, em mg, que essa pessoa pode ingerir diariamente:2. Como a concentração do refrigerante é dada em gramas/L, devemos converter a massa de ácido fosfórico encontrada de mg para gramas:
    3. No enunciado é dito que a concentração de ácido fosfórico no refrigerante é de 0,6g/L. Devemos encontrar qual é o volume de refrigerante que possui 0,3 g de ácido fosfórico:Viu? Não foi tão difícil, né? É só organizar o exercício em etapas direitinho que dá pra resolver. Vamos treinar mais um pouquinho.

Questão 2

(UNICAMP-SP) O “soro caseiro” recomendado para evitar a desidratação consiste em uma solução aquosa de cloreto de sódio (3,5 g/L) e de sacarose (11 g/L). Qual é a concentração, em mol por litro, do cloreto de sódio nesta solução? (Dados: Na=23u, Cl=35,5u)

Resolução

  1. Esses valores do enunciado dados em “u” indicam a unidade de massa atômica, ou seja, a massa de 1 átomo de determinado elemento (é a massa atômica encontrada na tabela periódica como eu mostrei no post anterior). A massa molar de determinado elemento indica a massa de 6,02. 10 23 átomos deste mesmo elemento e será sempre o mesmo valor da massa atômica, mas em gramas (g). Desta forma, teremos:

      Massa atômica (Na)  = 23 u       então     Massa molar (Na) = 23 g/mol

      Massa atômica (Cl)  = 35,5 u       então     Massa molar (Cl) = 35,5 g/mol

     A massa molar do NaCl (sal de cozinha) será a soma da massa molar de cada um de            seus átomos:

       2. Agora que já sabemos a massa molar do cloreto de sódio (NaCl), podemos                           converter a concentração de NaCl no soro caseiro dada no enunciado (3,5g/L)                     para mol/L:

 

Vamos fazer uma questão mais tchans agora, beleza?

Questão 3

(FUVEST) A dosagem de etanol no sangue de um indivíduo mostrou o valor de 0,080g por 100mL de sangue. Supondo que o volume total de sangue desse indivíduo seja 6,0L e admitindo que 12% do álcool ingerido se encontra no seu sangue, quantas doses de bebida alcoólica ele deve ter tomado?

a) 2             b) 4               c) 5             d) 6              e) 7

Dados:

  • 1 dose de bebida alcoólica = 20 mL
  • Porcentagem aproximada , em volume, de etanol na bebida = 50%
  • Densidade do etanol = 0,80 g/mL

Resolução

  1.  No enunciado é dito que a concentração no sangue do indivíduo (Csangue) é igual a 0,08 g/100mL de sangue. Também foi dito o volume total de sangue que esse indivíduo possui (6L). Para sabermos qual é a massa total de álcool presente no sangue da pessoa, podemos fazer a seguinte regra de três:

Observação: o valor 0,1 L utilizado na conta anterior vem da relação:

2. no enunciado é dito que apenas 12% do álcool ingerido se encontra no sangue,         então, para sabermos o total de álcool ingerido, vemos qual valor de massa de álcool       corresponde a 100%:

 

3. No enunciado foi dada a densidade do etanol (detanol = 0,80 g/mL). Com essa relação entre massa e volume podemos calcular qual o volume de etanol (álcool) que foi ingerido relacionando-o com a massa de etanol ingerida:

4. No enunciado é dado que a porcentagem aproximada, em volume, de etanol na bebida é de 50%. Logo, para sabermos o volume total de bebida ingerida, vemos qual volume corresponde a 100% :

5. Por fim, sabendo que cada dose de bebida equivale a 20mL, podemos calcular quantas doses de bebida alcoólica a pessoa ingeriu:

Então a ALTERNATIVA CERTA É O ITEM C (5 DOSES).

Então, hoje a gente treinou concentração de soluções resolvendo alguns exercícios de vestibular. Eu sei que a princípio parece difícil, mas se você prestar atenção vai ver que é só fazer várias regrinhas de três, se te dão massa, volume ou mol, você converte pra unidade de medida desejada ( g, Kg, mL, L, mol). Vc sempre vai ter um jeito de ver essa relação entre os valores desejados, ou pela densidade (relação massa/volume), ou pela concentração, ou pela relação entre massa e massa molar, ou por alguma outra relação dada no enunciado. É fácil, faz um esforço que dá certo! 😉 

Semana que vem a gente continua vendo outras formas de se expressar a concentração de soluções. Aos pouquinhos vocês vão ficar afiados na matéria!! Tenham fé, haha!! 😀

Bejinhos!! até a próxima!

Mari Negrini é bacharela e licenciada em Química pela USP. Curiosa desde pequena, sempre procurou entender como a natureza e o universo ao seu redor funcionam. Encontrou na Química uma maneira mais completa de enxergar o mundo, tornando-se totalmente apaixonada por esta ciência!! Acredita que todos podem se apaixonar também (pelo menos um pouquinho, vai). Venha ter essa oportunidade aqui no Educa Help!!
COMPARTILHE!

Mariana Negrini

Mari Negrini é bacharela e licenciada em Química pela USP. Curiosa desde pequena, sempre procurou entender como a natureza e o universo ao seu redor funcionam. Encontrou na Química uma maneira mais completa de enxergar o mundo, tornando-se totalmente apaixonada por esta ciência!! Acredita que todos podem se apaixonar também (pelo menos um pouquinho, vai). Venha ter essa oportunidade aqui no Educa Help!!

Gostou? Deixe uma resposta!