Concentração de soluções: a gente apanha, mas aprende!! (título, ppm e fração em mol: EXERCÍCIOS)

Oi, meus apaixonados por conhecimento, tudo bem com vocês?

Hoje a gente termina o assunto de concentração de soluções, ufa!!! Vamos fazer alguns exercícios de vestibular sobre concentração em título, fração em mol e ppm, os assuntos que a gente estudou na semana passada e daí, fim!!!

Preparados pra começar? (buahaahahha)  😀

Questão 1

(UFSCAR) O flúor tem um papel importante na prevenção e controle de cárie dentária. Estudos demonstram que, após fluoretação da água, os índices de cáries na população têm diminuído. O flúor também é adicionado a produtos e materiais odontológicos. Suponha que o teor de flúor em determinada água de consumo seja 0,9 ppm (partes por milhão) em massa. Considerando a densidade da água 1 g/mL, a quantidade, em miligramas, de flúor que um adulto ingere ao tomar 2 litros de água, durante um dia, é igual a:

a) 0,09               b) 0,18               c) 0,90                 d) 1,80                 e) 18,0  

Resolução

Se a pessoa ingere 2 Litros de água em um dia, como temos a densidade da água (dada no enunciado), podemos converter esse valor em massa de água:

Para encontrarmos uma relação em partes por milhão, a massa de soluto deve estar em mg e a de solvente, em Kg. Desta forma, devemos converter a massa da água para Kg:

Agora é só encontrarmos o valor de soluto (flúor) a partir da concentração em ppm dada no enunciado (observe que a massa de soluto já será em mg):

Então a alternativa correta é a D

Questão 2

(FEI) Uma dona de casa, ao preparar um refresco tipo Royal, adicionou um envelope de suco de refresco e 4 colheres de açúcar em 1,5 litro de água fria e homogeneizou. Qual é a porcentagem dos sólidos dissolvidos na solução preparada?

dados: 1 colher de açúcar: 18 g; 1 envelope de refresco: 50 g; densidade da água: 1g/mL; não ocorre alteração do volume.

Resolução

1) Devemos encontrar os valores em massa para cada um dos componentes da solução: os solutos (refresco e açúcar) e o solvente (água):

2) Quando pergunta-se a porcentagem dos sólidos, isso não é nada mais do que o título de cada componente em porcentagem. Para isso, nós dividimos a massa do componente desejado pelo total de massa em solução:

 T%componente = (mcomponente/ msolução) . 100%

3) A porcentagem total dos sólidos dissolvidos vai ser a soma da porcentagem de cada um dos sólidos, ou seja:

Então a resposta correta é o alternativa A.

Questão 3

(UFF-RJ-Modificada)

A glicose, com fórmula estrutural C6H12O6, é um açúcar simples e é também a principal fonte de energia para os seres humanos e outros vertebrados. Açúcares mais complexos podem ser convertidos em glicose. Numa série de reações, a glicose combina-se com o oxigênio que respiramos e produz, após muitos compostos intermediários, dióxido de carbono e água com liberação de energia. A alimentação intravenosa hospitalar consiste usualmente em uma solução de glicose em água com adição de sais minerais. Considere que 1,50g de glicose seja dissolvido em 64,0 g de água. Calcule as frações molares de glicose e de água nesta solução.

Massas molares em g/mol: glicose: 180; água: 18

Resolução

1)Como o exercício quer a reposta de concentração em fração molar, devemos converter a massa de cada um dos componentes (glicose e água) em mol (quantidade de matéria). Para isso, devemos nos valer da seguinte relação:

2) Agora é só dividirmos a quantidade em mol do componente desejado pela quantidade em mol total da solução (que será a soma da quantidade em mol de água e de glicose):

Gente, então por enquanto é isso, espero que vocês tenham sobrevivido a essas aulas de cálculo e aprendido um pouco mais sobre concentração de soluções.

Semana que vem tem mais!!

Até a próxima e beijinhus!!

Mari Negrini é bacharela e licenciada em Química pela USP. Curiosa desde pequena, sempre procurou entender como a natureza e o universo ao seu redor funcionam. Encontrou na Química uma maneira mais completa de enxergar o mundo, tornando-se totalmente apaixonada por esta ciência!! Acredita que todos podem se apaixonar também (pelo menos um pouquinho, vai). Venha ter essa oportunidade aqui no Educa Help!!
COMPARTILHE!

Mariana Negrini

Mari Negrini é bacharela e licenciada em Química pela USP. Curiosa desde pequena, sempre procurou entender como a natureza e o universo ao seu redor funcionam. Encontrou na Química uma maneira mais completa de enxergar o mundo, tornando-se totalmente apaixonada por esta ciência!! Acredita que todos podem se apaixonar também (pelo menos um pouquinho, vai). Venha ter essa oportunidade aqui no Educa Help!!

Gostou? Deixe uma resposta!