Coordenadas Geográficas

Antigamente, usava-se a referências de acidentes geográficos, astros (lua, estrela…) e até de equipamentos simples como a bússola para orientação e direção para um lugar. Atualmente, com a evolução tecnológica basta usar o GPS para localizar e orientar-se no espaço. O GPS permite numa das suas funções a determinação das coordenas geográficas e apenas com o mapa podemos localizar um determinado ponto através da coordenada.

As coordenadas geográficas são um conjunto de duas linhas imaginárias (meridiano e paralelos) que traçadas sobre a superfície terrestre permite a localização exata dos acidentes geográficos ou da região.

Para determinarmos as coordenadas geográficas de uma área utilizamos os: paralelos e meridianos

Através da coordenada geográfica podemos localizar qualquer ponto da superfície terrestre. Uma coordenada é formada por dois pontos (meridiano e paralelo)

a) Paralelos

Paralelos são linhas imaginárias que estão traçadas paralelamente a linha do Equador, que é o principal paralelo. Os paralelos dividem o mundo em hemisfério norte e hemisfério sul.. Além da linha do Equador ainda temos o trópico de Câncer e de Capricórnio e os círculos polares ártico e antártico.

Os paralelos indicam a latitude de um lugar. Os lugares situados na parte ao sul da linha do Equador são localizados na latitude sul e o mesmo acontece com um lugar situado ao norte da linha do Equador, estando na latitude norte.

A latitude é a distância, em graus, em relação a linha do Equador. É medida entre 0 e 90º, e pode ser ao sul ou ao norte.

A latitude é essencial para compreendermos as zonas climáticas, que destaca as características centrais de cada clima.

b) Meridianos

Meridiano é uma linha imaginária que corta perpendicularmente os paralelos e se direciona de um polo ao outro. Ou seja, o meridiano cruza verticalmente o globo terrestre e divide a Terra em dois hemisfério: ocidental e oriental.

O meridiano principal é o de Greenwich, cujo nome é por considerar que o meio do hemisfério passa pelo subúrbio da cidade de Londres de Greenwich , e onde fica o Royal Observatory Greenwich (leia mais).

A longitude marca uma distância, medida em graus, em relação um ponto qualquer ao meridiano de Greenwich. A medida é de 0 a 180 graus, de oeste a leste. Todos os lugares a direita do meridiano estão situados na parte leste (oriental) e os lugares a esquerda estão na parte oeste (ocidental).

A longitude é essencial para compreender os fusos horários, pois sua medida é relacionada no avanço da luz solar (do movimento aparente do sol).

A localização do Brasil

O Brasil está situado no hemisfério sul na parte oeste (ocidental) do planeta.

Uma pequena porção do território brasileira está situado no hemisfério setentrional, sendo cortado pela linha do Equador. A grande porção do nosso território está localizado na zona intertropical, entre a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.  

Exercícios

1) Determine as coordenadas geográficas do ponto A, B, C, D e E.

Dica: Para determinar a coordenada geográfica lembre-se de primeiro ver a latitude (distância em graus do paralelo do Equador) e o hemisfério localizado (norte ou sul). Depois basta identificar a longitude (distância em graus do meridiano de Greenwich) e o hemisfério localizado (oeste ou leste).

Por exemplo, veja a coordenada do ponto A:

Ponto A: O ponto A está localizado a 40º na latitude norte e a 80º longitude oeste. O que pode ser escrita da seguinte forma: 40º N, 80º O. Outra forma é aceitável é “+40º, -80º”.

Obs: No paralelo o sinal de mais (+) é o hemisfério norte e o sinal de menos (-) é o hemisfério sul. No meridiano o sinal de mais (+) é leste (oriental) e o de menos (-) é oeste (ocidental). Naturalmente, um ponto localizado na linha do Equador (0º) e no meridiano de Greenwich (º 0) estará localizado na latitude Oº e longitude 0º.

Agora, as demais coordenadas é com vocês.

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.
COMPARTILHE!

Leandro Nieves

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.

Gostou? Deixe uma resposta!