CULTURA E DIVERSIDADE CULTURAL – O QUE DIZEM AS CIÊNCIAS SOCIAIS?

Seja bem-vindo tripulante à nave investigadora!

A aula dessa semana é a primeira de uma série de aulas que tem como eixo central: Cultura e diversidade cultural. Este tema é um dos fenômenos da vida social fundantes e estruturantes das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), não sendo possível compreender a dinâmica da sociedade sem analisar, direta ou indiretamente, a questão da cultura e da diversidade cultural. Indo além, não é possível para qualquer cidadão (Homem comum) interpretar o meio social no qual vive, para construir o seu imaginário social de visão de e atuação no mundo sem, ao menos, considerar a cultura como um dos aspectos importantes para tal.

Pois bem. A proposta da aula é uma abordagem introdutória, basicamente no que tange à relevância e especificidade de tratamento da dentro das três disciplinas que compõem as “Ciências Sociais” (Antropologia, Ciência Política e Sociologia); e, também, ao seu significado essencial.

A Antropologia estuda o tema da cultura e da diversidade cultural como cerne constituinte e constitutivo dela, a partir do século XIX com os “estudos culturais”. Em outras palavras, a Antropologia tem no elemento da cultura e das trocas culturais o seu principal material de estudo, pois é a partir dela que os antropólogos estudam o funcionamento e dinâmicas sociais de grupo e entre grupos socioculturais diferentes.

A Sociologia, por outro lado, estuda o tema tendo como referência as sociedades modernas capitalistas e globalizadas, conhecidas hoje como “metrópoles”, “megalópoles” dado o seu tamanho territorial e densidade demográfica. Nessas sociedades, nas quais mais da metade da população mundial vive, a produção cultural de diversos grupos (“tribos”) socioculturais, as trocas culturais entre eles e, principalmente, a sua convivência é um dos aspectos mais desafiantes para nós, sociólogos. Eu diria que é um desafio crucial, também, para os não-sociólogos, pessoas comuns, pois a todo o momento estamos nos relacionando com culturas diferentes da nossa e “trocando culturas”, quer queiramos ou não.

A Ciência Política estuda o tema como uma das ferramentas de análise dos cientistas políticos para o fenômeno da política, seja na relação dos cidadãos individuais e das classes sociais com a política, seja da relação do Estado/Governo com a Sociedade civil, ou mesmo da relação dos “políticos profissionais” com a população dentro do “jogo político eleitoral”.

O que as três disciplinas das Ciências Sociais tem em comum, com relação ao tema da cultura e da diversidade cultural? É o fato de a cultura ser tudo aquilo que os seres humanos produzem em sociedade, uns com os outros, tanto nos aspectos básicos para manutenção da sobrevivência de um grupo, quanto nos aspectos artísticos de uma sociedade transmitido de geração para geração. Ou seja, cultura é o elemento que une os seres humanos a um determinado coletivo (Grupos sociais, Comunidades, Bairros, Tribos, etc…) dentro da diversidade de coletivos existente na humanidade.

 

Para ler as aulas anteriores, clique no link abaixo:

Blog EducaHelp – Sociologia

 

INDICAÇÕES DE LEITURA

– CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Editora Edusc.

TOMAZI, Nelson D. Sociologia para o ensino médio. Editora Saraiva.

Sociólogo formado pela FESPSP (Fundação Escola e Sociologia e Política de São Paulo). Professor da rede estadual de ensino de São Paulo. Militante político e cultural.
COMPARTILHE!

Kassiano César de Souza Baptista

Sociólogo formado pela FESPSP (Fundação Escola e Sociologia e Política de São Paulo). Professor da rede estadual de ensino de São Paulo. Militante político e cultural.

5 comentários em “CULTURA E DIVERSIDADE CULTURAL – O QUE DIZEM AS CIÊNCIAS SOCIAIS?

  • 2 de julho de 2017 em 17:31
    Permalink

    Boa tarde, mas acho que houve um erro : O que DIZEM as ciências sócias…. e não : O que diz as Ciências …

    Resposta
    • 4 de julho de 2017 em 13:40
      Permalink

      Obrigado Isabel.
      A equipe de designer já foi informada do erro e está providenciando a devida correção. O Blog Educahelp agradece o comentário.

      Att.,
      Kassiano César de Souza Baptista.
      Colunista responsável pela disciplina de Sociologia.

      Resposta
    • 4 de julho de 2017 em 13:39
      Permalink

      Obrigado Mônica.
      A equipe de designer já foi informada do erro e está providenciando a devida correção. O Blog Educahelp agradece o comentário.

      Att.,
      Kassiano César de Souza Baptista.
      Colunista responsável pela disciplina de Sociologia.

      Resposta

Gostou? Deixe uma resposta!