Elementos do mapa e escala

A cartografia e os elementos do mapa

Cartografia é a ciência que produz e elabora mapas. Portanto, um mapa tem um conjunto de elementos que constituem a representação da superfície terrestre

O mapa é a representação reduzida de uma área da superfície terrestre.

Elementos do mapa

Os elementos que formam um mapa são:

Veja uma variedade de mapas nesse vídeo

Escala cartográfica

A escala é uma proporção entre o objeto real e sua representação no mapa. Portanto, a escala nos indica a quantidade de vezes que uma dimensão real foi reduzida para ser reproduzida no mapa.

Na imagem abaixo é possível ver que 45 cm no mapa representa 13.600 km do objeto real.

A escala é geralmente representada da seguinte forma:

Portanto, a leitura é que a cada 1 cm no mapa é representado 100.000 cm do objeto real. A mesma escala da imagem acima pode ser escrita da seguinte forma.

Tipos de escala

Existe dois tipos de escala: a numérica (a) e a gráfica (b).

Os tipos não modificam a leitura da escala, mas são formas diferentes de se representar a escala.

Na imagem seguinte é representado a leitura da escala gráfica (cuja escala é 1:2000). Com uma régua é possível medir que 1 cm no mapa equivale a 2 km (ou 2.000m) do objeto real.

Grandeza de escala

Um mapa pode ter uma escala grande ou uma escala pequena.

Afirmamos que uma escala é grande quando há um maior detalhamento na representação. Diante disso, o denominador da escala grande será menor.

A escala será pequena quando apresentar um menor detalhamento na representação do mapa. Com isso, o denominador da escala pequena será maior.

A seguinte tabela permite entender de forma mais didática a diferença de grandeza de escala e os aspecto de detalhamento do mapa.

Obs: é importante destacar que a aplicação citada na tabela depende do objeto real representado. Por isso, a tabela não pode ser levada de forma literal, dependendo do objeto real.

A primeira escala da tabela 1:50 tem um maior detalhamento, menor denominador, sendo portanto uma escala grande.

A quinta escala da tabela, a 1: 10.000.000, tem um menor detalhamento, tendo um maior denominador, consistindo numa escala pequena.


Na próxima semana continuaremos o assunto sobre a escala, porém, com foco nos exercícios de escala cartográfica que caem no vestibular, a fim de, demonstrar a resolução dos mesmos. Confira:

 

 

Projeções cartográficas e as distorções

 

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.
COMPARTILHE!

Leandro Nieves

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.

Gostou? Deixe uma resposta!