Estratégias Argumentativas

Tipo Aplicabilidade Marcadores Sintáticos
Exemplificação Busca justificar o ponto de vista defendido por meio de exemplos. Permite hierarquizar informações e dados estatísticos. Mais importante que, superior a, de maior relevância que, considerando os dados, conforme informações recentes.
Apresentação de causas e consequências Permite a explicação e / ou a justificativa de um fenômeno qualquer, ao evidenciar as relações estabelecidas. Porque, visto que, por causa de, em virtude de, em vista de, de tal modo que.
Explicitação Tem como finalidade o esclarecimento do ponto de vista apresentado. Isto é, haja vista, na verdade, considera-se, denomina-se, segundo, do ponto de vista.
Enumeração Consiste na apresentação de uma sequência de elementos que provém uma opinião emitida. Primeiro, segundo, antes de, depois de, ao redor, no sul, no norte, ainda, em seguida.
Comparação Consiste na aproximação de fenômenos, buscando estabelecer entre eles uma relação de identidade ou distinção. Da mesma forma, tal como, assim como, ao contrário, por um lado, por outro lado, mais que, menos que, em contraste.
Utilização de perguntas retóricas Consiste no levantamento de questões dirigidas ao leitor, as quais permitem o direcionamento para uma resposta pretendida pelo autor. Frases interrogativas, do vocativo e da 1ª pessoa do plural.
Levantamento de objeções já previstas  

 

 

 

 

 

Consiste na antecipação de objeções que poderiam servir à contra-argumentação, para refutá-las e evitar contraposição

 

 

 

 

 

 

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente mora em Londrina. É um dos responsáveis pela fundação do EducaHelp, plataforma de desenvolvimento de conteúdos para Pré-Vestibular.
COMPARTILHE!

Lucas Montini

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente mora em Londrina. É um dos responsáveis pela fundação do EducaHelp, plataforma de desenvolvimento de conteúdos para Pré-Vestibular.

Gostou? Deixe uma resposta!