Exercícios de regionalização

Neste post vamos destacar como as questões de regionalização são cobradas nos vestibulares e no final vamos compreender a resolução de algumas questões.

Para compreender a parte teórica dessa aula acesse aqui.

Como é cobrado o tema de regionalização nos vestibulares?

Em geral o tema de regionalização cobrará do vestibulando para que o mesmo saiba identificar um fragmento de texto ou mapa com o:

  • o tipo de regionalização e suas características;
  • o autor responsável pela proposta;
  • os critérios estabelecidos em cada regionalização;
  • e as especificidades (histórica, social, econômica e natural) de cada região (exemplo da questão 5);

A seguir separamos 8 questões sobre o tema que já caiu no vestibular. A ideia é que o aluno entenda como o assunto possa ser cobrado.

Um detalhe é que na segunda fase da Unesp 2017, aplicada agora dia 18 de dezembro de 2016,  apareceu na prova uma questão sobre regionalização ( veja a questão 8), o que mostra que o assunto é bem pertinente.

Exercícios

1) (CEDERJ – 2014)

OS QUATRO BRASIS

Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de quatro Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se a implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação, além de uma urbanização importante, com um padrão de consumo das empresas e das famílias mais intenso. Nele se produzem novíssimas formas específicas de terciário superior, um quaternário e um quinquinário ligados à finança, à assistência técnica e política e à informação em suas diferentes modalidades.

SANTOS, M. e SILVEIRA, M. O Brasil. Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 268-269. Adaptado.

A descrição dos aspectos geográficos mencionados individualiza o complexo regional denominado:

a) Centro-Sul.
b) Meio Norte
c) Amazônia.
d) Nordeste.
Resolução: Alternativa A.
O texto aborda sobre os “quatro-brasis” e nos leva a lembrar da Regionalização do Milton Santos que utiliza o critério do meio-técnico-científico-informacional. Dos ‘quatro brasis’, um ‘brasis’ tem a concentração das finanças e da tecnologia mencionada que seria a chamada “região concentrada”, que junta os estado da região sul e sudeste. Pelas alternativas da questão a única resposta correta é a alternativa A: Centro-Sul.
2) (Fuvest 98) A divisão do território brasileiro em 3 grandes complexos regionais -Amazônia, Nordeste e Centro-Sul – tem a vantagem de caracterizar:
a) a Amazônia, com seus recursos explorados a partir de um planejamento global do Estado.
b) o Nordeste, como um polo de atração demográfica, em decorrência do turismo.
c) o Centro-Sul, como região socioeconômica de poucos contrastes internos.
d) a homogeneidade econômica no interior de cada complexo, do ponto de vista agropecuário.
e) a especialidade do processo socioeconômico, considerando a gênese histórica de cada complexo.
Resolução: Alternativa E.
A divisão citada trata-se da região geoeconômica ou complexo industrial. Nessa questão bastava lembrar do critério estabelecido nessa proposta e ir eliminando as alternativas.  
  • Alternativa A está errada pois a região Amazônia não teve um planejamento global.
  • A segunda alternativa está errada pois o Nordeste não é um polo que atrai imigrantes, pelo contrário, esta região é a que mais tem saída de pessoas na região.
  • A terceira está errada pois o centro-oeste tem grandes contrastes internos.
  • A quarta está errada pois os complexos não tem uma homogeneidade pela agropecuária (A Amazônia tem atividade extrativa, por exemplo).

Por fim, a única alternativa aceita é a “E” que afirma que o critério estabelecido é pela particularidade da atividade econômica através do fator histórico. 

3) (Facasper) No final da década de 1990, foi proposta uma nova regionalização para o país, conforme se pode observar abaixo.

Essa divisão regional foi realizada a partir de critérios

a) morfoestruturais e climáticos, sendo que 1 corresponde à região de grandes rios e terras baixas florestadas que ainda permanecem com grandes espaços praticamente intocados.
b) de planejamento estratégico, sendo que 2 corresponde à região com maior número de estudos e políticas de intervenção, a exemplo do recente projeto de transposição das águas do rio São Francisco.
c) de concentração de meios técnico-científicos e de difusão de informações, sendo que 3 corresponde à região que concentra maior número de atividades associadas ao processo de globalização.
d) relacionados à biodiversidade, sendo que 1 e 4 são regiões que se destacam pela grande variedade de animais e formações vegetais, a exemplo da floresta Amazônica, do Cerrado e do Pantanal.
e) político-administrativos, sendo que 2 e 3 são regiões que englobam mais da metade dos eleitores do país e, portanto, usufruem de maior representatividade popular no Congresso Nacional.
Resolução: Alternativa C.
Essa regionalização é do Milton Santos, que utiliza como critério o meio-técnico-científico-informacional”. A região 3 trata-se da “Região Concentrada” onde se concentra a maior população, os maiores investimentos de capitais realizados por empresas multinacionais, alto desenvolvimento científico, maiores indústrias, principais portos, aeroportos, shopping centers e etc.
4) O Brasil é um dos maiores países do mundo em extensão territorial. Algumas Unidades de Federação possuem uma área equivalente à de vários países europeus. Além disso, no aspecto físico, encontramos diversos tipos de climas, relevo, solo e vegetação, além de que existem outras diferenças oriundas das diversas formas do homem se relacionar com a natureza. Esses fatos contribuem para explicar as grandes diferenças regionais do Brasil.
Observe o mapa abaixo.
Ele representa uma das divisões regionais do Brasil. Analise-o e identifique, nas afirmativas abaixo, aquela que CONTRADIZ essa divisão regional.

(MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, Regina. Geografia Geral e Brasil: Paisagem & Território. São Paulo: Moderna, 1997, p.149)

A) Essa divisão regional do Brasil foi elaborada pelo geógrafo Pedro Geiger. Ao propor essa divisão, Geiger considerou as características econômicas, resultado da integração econômica das regiões, principalmente pelo processo de industrialização no centro-sul.
B) Essa regionalização tomou como critérios básicos, os elementos naturais humanos e econômicos, bem como a delimitação político-administrativa dos estados integrantes de cada uma das regiões.
C) Essa divisão regional leva em conta os elementos naturais, humanos e econômicos, desprezando os limites político-administrativos dos estados.
D) Essa regionalização atende aos critérios geoeconômicos e às técnicas de regionalização que associam os traços comuns entre as porções territoriais de acordo com a formação histórico-econômica do Brasil.
Resolução: Alternativa B.
Em primeiro lugar, é importante perceber que a questão pede a resposta que contradiz a divisão regional. Em segundo lugar, a divisão tratada é a de Pedro Geiger, da divisão por complexo econômico, por isso, a alternativa A e D estão corretas. O motivo da alternativa B está errada é por que nessa divisão não é respeitada a delimitação político-administrativa dos estados integrantes.  

5) (UNEAL) O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônica. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:

I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.
II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.
III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.
IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização e, por praticamente três séculos, foi a região mais rica do Brasil.
Está correto o contido em
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
Resolução: Alternativa E.
Todas as afirmativas estão corretas. Nessa questão não precisava necessariamente conhecer a regionalização de Pedro Geiger por complexos industriais.

6 (Fuvest)

A partir dos mapas,

a) comente os critérios utilizados para o estabelecimento de cada uma das três regionalizações do Brasil.

b) compare as regiões Sudeste, Centro-Sul e a Região Concentrada quanto à industrialização.

 

Resolução

a) A primeira leva em conta os elementos naturais, humanos e econômicos e também os limites político-administrativo dos estados integrantes de cada uma das regiões. A segunda considera os elementos naturais, humanos e econômicos, desprezando os limites político-administrativos dos estados integrantes de cada uma das regiões. A terceira leva em conta, entre outros aspectos, o nível de assimilação e trânsito das novas tecnologias de produção e de informação em cada uma das regiões.

b) O Sudeste corresponde à região de maior concentração fabril do Brasil. O Centro-Sul caracteriza-se por apresentar área com baixa densidade industrial, especialmente nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. A região concentrada abrange o território ocupado pelo Sudeste e o Sul, onde o processo de incorporação técnico-científica informacional se realiza com maior velocidade e, também, continuidade espacial.

7) (UFC 2007) A regionalização do espaço brasileiro tem sido trabalhada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por especialistas geógrafos que têm apresentado, ao longo dos anos, diferentes propostas de divisão regional. Sobre o referido assunto, responda aos itens a seguir.

a) Cite a atual divisão regional adotada pelo IBGE.

b) Cite a divisão das regiões geoeconômicas (ou complexos regionais) no Brasil (proposta do geógrafo Pedro Pinchas Geiger).

c) Sobre as divisões regionais relacionadas nos itens anteriores (divisão regional adotada pelo IBGE e complexos regionais), aponte as diferenças básicas quanto aos critérios para a delimitação do espaço.

 
Resolução:
a) O IBGE adota a divisão em cinco macrorregiões: Sudeste, Sul,Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
b) Os complexos regionais propostos pelo geógrafo Pedro Geiger são formados pela Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
c) A divisão do IBGE considera o limite político-administrativo dos Estados é considera em sua regionalização aspectos comuns relacionados às características econômicas, naturais e demográficas,

8) (Unesp 2017) Analise o mapa

Quais foram os dois critérios utilizados para a regionalização apresentada no mapa? Cite duas características da Região Concentrada.

Resolução:  Os critérios principais da regionalização proposta do Professor Milton Santos é o “meio- técnico-científico-informacional”, ou seja, é a informação e as finanças estão irradiadas de maneiras desiguais e contrastantes pelo território brasileiro, determinando quatro Brasis: Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste e Região Concentrada.

A Região Concentrada que inclui a Região Sudeste e Sul apresenta como diferencial mediante as outras regiões grande concentração urbana e industrial, economia com forte terciarização, presença de tecnopolos com mão-de-obra altamente especializada, a presença de duas metrópoles globais (São Paulo e Rio de Janeiro) e profundos contrastes sociais, com grandes áreas periféricas e marginalizadas.

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.
COMPARTILHE!

Leandro Nieves

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.

5 comentários em “Exercícios de regionalização

  • 1 de março de 2018 em 14:57
    Permalink

    Amei a página e as suas explicações

    Resposta
  • 12 de fevereiro de 2018 em 12:53
    Permalink

    Parabéns Leandro, sou professor de Geografia da rede publica e particular em Bauru e gostei muito dos seus exercícios muito me ajudaram. Realmente vc deve ser um excelente mestre. Grande Abraço Edmar Fogaça

    Resposta
  • 21 de agosto de 2017 em 15:40
    Permalink

    Parabéns, não imagina a minha surpresa ao pesquisar questões para meus alunos e encontrar você aqui. Fiquei super orgulhosa, beijos e sucesso sempre

    Resposta

Gostou? Deixe uma resposta!