Fatores climáticos: latitude

Entenda como a latitude pode influenciar um clima de uma região.

Latitude

A latitude é a distância, em graus, da Linha da Equador e é medida de 0º até 90º Norte ou 90º Sul. A latitude nos ajuda a identificar as chamadas zonas climáticas: tropical, temperada e polar.

Zonas climáticas

As regiões próximas a Linha do Equador (próximas a Oº até 30º N ou S) são chamadas de baixa latitude da zona tropical (clima equatorial e os tropicais – típico, de altitude, monçônico e semiárido) com temperaturas elevadas e altas.

Entre 30º a 60º, norte e sul, é a área de média latitude que predomina os climas temperados (temperado, oceânico e mediterrâneo), com as quatro estações do ano bem definidas e chuvas regulares.

Enquanto as áreas mais afastadas da Linha do Equador (acima de 60º N ou S até os polos, a 90º N ou S) são chamadas de altas latitudes e possuem o clima polar com temperaturas mais frias (inverno rigoroso com média de -40ºC) e verão brando (com média de até 10ºC) e baixa pluviosidade.

Leia mais

Por que a diferença de zonas climáticas?

A diferença climática é devido a desigualdade da incidência dos raios solares na Terra provocada pela inclinação, rotação e translação do planeta.

Durante o equinócio, a zona tropical (baixa latitude) recebe maior incidência de raios solares e por isso é que possui altas temperaturas. A média latitude recebe maior incidência solar durante o período de solstício de verão. No hemisfério norte, o solstício de verão é a partir do mês de julho e a incidência dos raios solares atinge perpendicularmente o Trópico de Câncer. Já no hemisfério sul, o verão é a partir de dezembro e os raios solares atinge perpendicularmente o Trópico de Capricórnio.

Por fim, as áreas de alta latitude (zona polar) – por conta da inclinação da Terra – recebem desigualmente os raios solares. Quando é verão no hemisfério norte (mês de julho), o Sol nunca se põe no polo norte e nunca nasce no polo sul, resultando em 6 meses de dia no polo norte e 6 meses de noite no polo sul.

Já quando for verão no hemisfério sul (mês de dezembro), acontece ao contrário. O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte com 6 meses de noite ininterruptas.

Leia mais sobre a desigualdade de raios solares  e o Sol da Meia Noite

Leia outros artigos relacionados ao assunto

O “Sol da Meia Noite” e a variação na duração do dia e da noite

http://blog.educahelp.com/o-sol-da-meia-noite/ 

Zonas climáticas e ambientes terrestres

http://blog.educahelp.com/zonas-climaticas-e-ambientes-terrestres/

Coordenadas Geográficas

http://blog.educahelp.com/coordenadas-geograficas/

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.
COMPARTILHE!

Leandro Nieves

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.

105 comentários em “Fatores climáticos: latitude

Gostou? Deixe uma resposta!