Filmes para estudar Biologia

Olá, pessoal!!!
Fizemos uma lista de filmes, séries e documentários que abordam assuntos relacionados à Biologia! Essa é uma ótima forma para repassar temas interessantes sobre a disciplina. Espero que vocês gostem. Aproveitem as férias!

Filmes para estudar Biologia

1. Gattaca – Experiência Genética (1997)

Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas “inválidas”. Vincent Freeman, um “inválido”, consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.

2. O Enigma de Andrômeda (1971)

Um satélite espacial sai de órbita e cai em uma cidadezinha da Terra. Gerada pela colisão, uma bactéria fatal e misteriosa começa a dizimar a população.  Uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório subterrâneo para encontrar a cura e descobre que apenas uma criança e um bêbado sobreviveram. A ansiedade aumenta, ao mesmo tempo em que os pesquisadores correm para encontrar uma solução, antes que a humanidade seja exterminada.

3. Microcosmos: Fantástica Aventura da Natureza (1996)

Mostra a vida dos insetos em lagos e pastagens, utilizando closes e câmera lenta. Inclui imagens de abelhas coletando néctar das flores, joaninhas comendo, aranhas envolvendo suas presas e fios intermináveis de lagartas.

4. Epidemia (1995)

África. Um vírus desconhecido extermina a população e os animais de uma pequena tribo. Convocados pelo exército americano para investigar a situação, o Dr. Sam Daniels e sua equipe estão frente a frente com uma nova e perigosa doença. Estados Unidos. Um macaco, portador do vírus, é contrabandeado para a pequena cidade de Cedar Creek e contamina o jovem Jimbo. Em pouco tempo, a doença começa a mostrar sinais de que está se espalhando a uma velocidade assustadora. Ao lado de sua ex-mulher, Dra. Robby Keough, Daniels luta contra o tempo para descobrir um antídoto… enfrentando a resistência do General Billy Ford, e as tropas armadas de McClintock que invadiram a cidade para esconder um terrível segredo militar.

5. O Óleo de Lorenzo (1992)

Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

6. Os Meninos do Brasil (1978)

O ensandecido médico Joseph Mengele, que fez milhares de experiências genéticas com judeus (inclusive crianças), vive no Paraguai e planeja o nascimento do 4º Reich. Para obter tal objetivo, faz 94 clones de Hitler quando ele era um garoto. Mas isto não basta, pois diversas variáveis necessitam serem criadas para traçar o perfil psicológico de Hitler. Entretanto Ezra Lieberman (Laurence Olivier), um judeu que é um caçador de nazistas, descobre a trama e tenta impedir que tal plano se concretize.

7. A Marcha dos Pingüins (2005)

A cada inverno na Antártica, o local mais inabitável da Terra, milhares de pinguins imperadores abandonam a segurança do oceano e sobem para a terra congelada, na intenção de iniciar uma longa jornada rumo o interior. Em fila indiana, os pinguins marcham para o terreno de reprodução tradicional da espécie. As fêmeas permanecem no local apenas o tempo necessário para a procriação, iniciando logo após sua viagem de retorno através de 200 quilômetros de gelo rumo ao mar cheio de peixes. Os imperadores machos permanecem para guardar e chocar os ovos. Após 4 meses, nos quais os machos nada comem, os ovos começam a se partir e os filhotes a nascer. Entretanto eles apenas conseguem sobreviver por 48 horas sem comida, dependendo do retorno dos imperadores fêmeas ao local, que precisam trazer comida do oceano.

8. A mosca (1986)

Seth Brundie é um cientista excêntrico que trabalha numa nova invenção, uma máquina de teletransporte – a TelePod. Ao seu lado, tem Veronica, uma jornalista que acompanha seus projetos acreditando ser essa a história do ano. Ao experimentar seu novo invento, Seth não percebe que uma mosca entrou na cabine do teletransporte. O imprevisto faz com que os padrões moleculares do homem e do inseto se misturem e, pouco a pouco, o cientista vai sofrendo terríveis transformações.

9. Viagem Fantástica (1966)

Para salvar a vida de um político, equipe de médicos e cientistas decide colocar em prática um procedimento inédito e muito arriscado. Usando uma técnica inovadora de miniaturização, eles são injetados dentro do corpo do homem a iniciam uma viagem através do corpo humano em direção ao cérebro. Mas, uma vez lá dentro, eles terão de enfrentar vários desafios. Um clássico da ficção científica que ganhou os Oscars de direção de arte e efeitos especiais. A mesma ideia inspirou ”Viagem Insólita”, feita em 1987 por Joe Dante.

10. Super Size Me – a dieta do palhaço

Em Super Size Me – A Dieta do Palhaço, Morgan Spurlock dá uma de Michael Moore (o mais famoso dos diretores de documentários) e se transforma na personagem principal do seu filme, quando decide se submeter como cobaia de uma experiência: durante um mês, Spurlock realizará as suas três refeições diárias em lojas da cadeia da rede McDonald’s, o maior símbolo da cultura de fast-food, com lanchonetes espalhadas ao redor do mundo.

No documentário, veremos Morgan enquanto ele passa por toda esta experiência, que inclui as refeições (é claro); a visita aos médicos (ele é acompanhado por um cardiologista, uma gastroenterologista, um clínico geral, um fisiologista e uma nutricionista); as preocupações de seus familiares, namorada e amigos e os efeitos das bombas calóricas oferecidas pelo McDonald’s para a sua saúde. Spurlock liga a sua experiência pessoal aos lanches oferecidos nas escolas norte-americanas e às propagandas das redes de fast-food veiculadas nos meios de comunicação de massa.

O filme é um verdadeiro soco no estômago e nos alerta dos perigos que uma dieta desregrada (não seria melhor dizer: sucumbir aos prazeres de um lanche gostoso?) pode causar no nosso corpo. Com Super Size Me – A Dieta do Palhaço, Morgan Spurlock alcança o seu objetivo e realiza um verdadeiro serviço de utilidade pública. O diretor não propõe uma ruptura com o sistema ou o fim das redes de fast-food e do lobby das empresas de alimentos. Spurlock nos alerta, abre nossas mentes e espera que nós (ou as autoridades competentes) tomem uma decisão a respeito do assunto. Spurlock fez a sua parte, mas e nós? São questões como essa que o filme sucinta.

11. De volta para o futuro

“No filme, o Dr. Brown é visto como o clássico cientista maluco, cabelos brancos alvoroçados, basicamente uma representação de Einstein”

“O filme traz uma visão tradicional de cientista. Uma pessoa louca que não se importa com a aparência física, que usa jaleco e vive enfurnado em seu local de trabalho”

Além de trabalhar a crítica do aluno, o filme aborda sobre o método científico, analisando desde a questão central utilizada no projeto no filme, até os resultados alcançados pelo Dr. Brown.

“A pergunta inicial do Dr. Brown foi: se seria possível viajar no tempo”.

“Ao utilizar o método científico, acaba por alcançar seus alvos tão almejados”.

12. Orphan Black

Depois de presenciar o suicídio de uma mulher (que é exatamente como ela) em uma estação de trem, Sarah Manning (Tatiana Maslany) faz o que qualquer um faria: assume a identidade da suicida para tentar resolver os próprios problemas financeiros. Mas logo ela descobre que está no centro de um mistério que vai mudar sua vida, quando se vê cara a cara com mais três mulheres idênticas a ela. Todas são clones, e precisam salvar as próprias peles enquanto tentam descobrir quem são os responsáveis pelos experimentos genéticos.

13. O Mundo Segundo a Monsanto

O documentário “O Mundo segundo a Monsanto” traça a história da principal fabricante de organismos geneticamente modificados (OGM), cujos grãos de soja, milho e algodão se proliferam pelo mundo, apesar dos alertas de ambientalistas.

14. Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.

15. Home – Nosso Planeta, Nossa Casa (2009)

HOME – NOSSO PLANETA, NOSSA CASA é uma experiência original que registra uma viagem única pelo planeta Terra. Filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, HOME visa sensibilizar, educar e conscientizar as platéias de todo o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado. HOME estréia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, em mais de 50 países, com uma missão: alertar que, apesar dos males que causamos nos últimos 50 anos à Terra, ainda há chance de salvarmos nossa casa.

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!
COMPARTILHE!

Raquel Gomes

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!

Gostou? Deixe uma resposta!