Fuso horário no Brasil

O Brasil tem uma alta extensão de leste para oeste o Brasil (aproximadamente 4.328 km) e isso explica a divisão do nosso território em quatro fusos horários.

1º fuso (-2 GMT)

O primeiro fuso brasileiro é referenciado pela longitude 30º O. Em relação ao meridiano de Greenwich, o primeiro fuso é atrasado duas horas.

Importante relembrar que se for 10 horas da manhã no meridiano de Greenwich, na região do primeiro fuso brasileiro será 8 horas da manhã.

As regiões situadas nesse primeiro fuso são as ilhas oceânicas (Fernando de Noronha, Penedos de São Pedro e São Paulo, Trindade, Martim Vaz e o Atol das Rocas). Perceba que no fuso teórico situaria-se alguns estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas. Contudo, no horário prático apenas se delimita as ilhas oceânicas (leia mais)

2º fuso (-3 GMT)

O segundo fuso brasileiro, situado a 45º O, é atrasado três horas. Este é o horário oficial do Brasil por situar o Distrito Federal.

Todas as regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Além de incorporar os estados da região Centro Oeste como Goiás e Distrito Federal e a região Norte como Tocantins, Pará e Amapá.

3º fuso (-4 GMT)

O terceiro fuso brasileiro é situado a 60º O e atrasado quatro horas. Em relação a hora oficial (horário de Brasília) é atrasada apenas 1 hora.

Situa as regiões do Centro Oeste (menos Goiás e Distrito Federal) como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e as regiões do Norte como Rondônia, Amazonas, Roraima .

4º fuso (-4 GMT)

O quarto fuso horário brasileiro é situado a 75º O e é atrasado cinco horas.

Abrange o Acre e a porção oeste do estado do Amazonas.

Exercício

(UFRS – 2000) Na última etapa de uma competição aeronáutica internacional, uma equipe formada pelos aviões A e B tem a seguinte tarefa para realizar: o avião A deverá sair às 13 horas (hora local) da cidade de Vila dos Remédios (Fernando de Noronha-PE), com destino à cidade de Manaus-AM; o avião B somente poderá sair da cidade de Vila dos Remédios após a chegada do avião A em Manaus. Para realizar esta tarefa, os pilotos receberam as seguintes informações técnicas: a cidade de Vila dos Remédios está localizada no 1° fuso horário do Brasil, a cidade de Manaus está localizada no 3° fuso horário do Brasil e o tempo de voo entre as duas cidades tem a duração de 8 horas.

Com base no exposto acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o horário da chegada do avião A em Manaus e o horário da saída do avião B de Vila dos Remédios.

a) 15h e 17h
b) 19h e 21h
c) 21h e 19h
d) 21h e 22h
e) 21h e 23h
Resolução: Alternativa B
O importante é lembrar que o primeiro fuso do Brasil é -2GMT (duas horas atrasada em relação ao meridiano de Greenwich) e o terceiro fuso é -4GMT (quatro horas atrasada em relação ao meridiano de Greenwich).
Portanto, Fernando de Noronha está duas horas adiantada de Manaus.
Qual o horário da chegada do avião A em Manaus?  
Quando o avião A decolar de Fernando de Noronha (-2 GMT) às 13h será em Manaus
13h – 2 h de diferença =
11 horas em Manaus
 Agora, basta somar o tempo de voo:
O avião A chegou às 
11h em Manaus +08 de viagem =
19 horas em Manaus
Qual o horário da saída do avião B de Vila dos Remédios?
Lembrando que o avião B somente poderá sair da cidade de Vila dos Remédios após a chegada do avião A em Manaus.
Se o avião A chegou as 19 horas em Manaus, o horário de saída do avião B, localizada no primeiro fuso (-2GMT) será as
19h em Manaus + 2 horas de diferença de fuso horário =
21 horas 

Bibliografia indicada

Neste blog:

Em outros blogs:

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.
COMPARTILHE!

Leandro Nieves

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.

Gostou? Deixe uma resposta!