Gêneros Literários

Nenhuma obra literária faz parte em absoluto de apenas um gênero, entretanto, existem algumas características básicas que podem ajudar muito a compreender melhor o material de nosso estudo.

Por exemplo, observe o trecho do livro “A alma encanta da Rua” de João do Rio:

“A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo. Há suor humano na argamassa do seu calçamento. Cada casa que se ergue é feita do esforço exaustivo de muitos seres, e haveis de ter visto pedreiros e canteiros, ao erguer as pedras para as frontarias, cantarem, cobertos de suor, uma melopéia tão triste que pelo ar parece um arquejante soluço. A rua sente nos nervos essa miséria da criação, e por isso é a mais igualitária, a mais socialista, a mais niveladora das obras humanas. ”

Pode-se perceber, um texto em prosa, porém, com melodia, metáforas e personificações. Não é um texto lírico com forma tradicional de poesia (em verso), porém contém LIRISMO. Uma linguagem mais abstrata e poética.

Dessa maneira, quero chamar atenção ao texto em FORMA e CONTEÚDO. Quando se capta a essência da obra o quê está nas entrelinhas aparece.

Entender quais são os gêneros literários e como são revelados ao leitor é importante para digerir os significados e aquilo que está oculto na obra literária.

Nem tudo é visível e fácil de compreender, mas existe um jogo para descobrir os segredos de cada obra.

Não se prenda a decorar resumos, isso qualquer um consegue fazer. A arte está em ler além do texto.

Deixo aqui uma apresentação breve para entender todos os gêneros literários e as respectivas características de cada um.

https://prezi.com/skuzcpxlbyar/literatura/

Aproveitem !

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente mora em Londrina. É um dos responsáveis pela fundação do EducaHelp, plataforma de desenvolvimento de conteúdos para Pré-Vestibular.
COMPARTILHE!

Lucas Montini

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente mora em Londrina. É um dos responsáveis pela fundação do EducaHelp, plataforma de desenvolvimento de conteúdos para Pré-Vestibular.

Gostou? Deixe uma resposta!