Genética: 2ª Lei de Mendel

 

 

Fala, galera! Hoje veremos a Segunda lei de Mendel, mais uma das bases para nosso estudo da genética. Se na primeira lei a gente tinha o Motel de Mendel, agora a gente vai fazer um ménage!

A segunda lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente dos Genes ou Lei da Recombinação mostra que cada característica é repassada independente de outra característica.

Usaremos a letra “a” para cor e “v” para textura. Sendo que “A” condiciona amarelo, gene dominante, e “a” verde, gene recessivo. “V” lisa, gene dominante e “v” rugosa, gene recessivo.

 

 

Para chegar nessa conclusão, Mendel cruzou plantas amarelas e lisas puras (AARR), que são características dominantes, com plantas verdes e rugosas (vvrr), que são características recessivas e obteve uma geração F1 amarela e lisa, o que era de se esperar, já que os genes para amarelo e liso são dominantes.

 

 

AR AR AR AR
ar AaRr AaRr AaRr AaRr
ar AaRr AaRr AaRr AaRr
ar AaRr AaRr AaRr  AaRr
ar AaRr AaRr AaRr AaRr

Após isso, ele realizou autofecundação gerando a F2 o obtendo sementes amarelas-lisas (9/16); amarelas-rugosas (3/16); verdes-lisas (3/16) e verde-rugosa (1/16)

AR Ar aR ar
AR  AARR AARr AaRR AaRr
Ar AARr AArr AaRr Aarr
aR AaRR AaRr aaRR aaRr
ar AaRr Aarr aaRr aarr

 

 

A proporção fenotípica da segunda lei de Mendel é 9:3:3:1. Lembrando que a proporção na Primeira Lei é 3:1.

Cada indivíduo gera 4 tipos de gametas, que podem se recombinar de 16 maneiras diferentes. (Sabe quando você tá na aula de matemática e pergunta “pra que vou usar isso na vida?”, pois bem, aqui estamos nós. O mundo dá voltas, não é mesmo? hahah)

É possível também recombinar 3 ou mais características. No caso de 3, teríamos 64 combinações possíveis e daria um certo trabalho, então fiquem tranquilos que para o vestibular não passará do Quadro de Punnett de 16.

 

Ficou em duvida sobre a definição de algum termo mencionado? Acesse nosso dicionário biológico para sanar essa dúvida!

 

Beatriz tem 19 anos e está em busca de uma vaga no curso de Medicina. Luta por uma Educação de qualidade mais acessível a todos e é por isso que se tornou Colunista de Biologia no EducaHelp.
COMPARTILHE!

Beatriz Silva

Beatriz tem 19 anos e está em busca de uma vaga no curso de Medicina. Luta por uma Educação de qualidade mais acessível a todos e é por isso que se tornou Colunista de Biologia no EducaHelp.

Gostou? Deixe uma resposta!