Genética: Variações de expressividade gênica

VARIAÇÕES DA GENÉTICA

 

Na Primeira Lei de Mendel vimos a expressividade padrão das características passadas através de um par de alelos localizados em cromossomos homólogos, na postagem de hoje veremos algumas variações nesse arquétipo, como alelos letais, pleiotropia, dominância completa e incompleta, etc.

PLEIOTROPIA

Pleiotropia é a capacidade de um alelo de determinar mais de uma característica.

ALELOS LETAIS

São alelos que condicionam comportamentos metabólicos que podem levar à morte do indivíduo, como por exemplo, genes que condicionam a ausência de clorofila em uma planta.

DOMINÂNCIA INCOMPLETA

É quando existe um fenótipo intermediário, como por exemplo, a flor Mirabilis jalapa, em que VV condiciona vermelho, BB branca e VB rosa.

CODOMINÂNCIA

É quando dois alelos se manifestam independentemente, sem serem intermediários, como no sistema sanguíneo ABO em que, por exemplo, AB não é intermediário entre A e B, e sim uma terceira tipagem.

EXPRESSIVIDADE VARIÁVEL

É quando um gene pode apresentar uma determinada característica com variação numérica, como no caso da polidactilia, em que o indivíduo pode apresentar de um a quatro dedos a mais.

PENETRÂNCIA INCOMPLETA

É quando apenas uma parcela daqueles que possuem o genótipo expressam o fenótipo.

GEMELARIDADE

Existem dois tipos de gêmeos: univitelinos e bivitelinos.

Os gêmeos univitelinos ou monozigóticos são aqueles originados de um mesmo zigoto, o qual se fragmenta na fase de blástula e resulta em dois indivíduos com carga genética idêntica e compartilham da mesma placenta. Para os exercícios de genética considera-se os gêmeos univitelinos como um único indivíduo.

Os gêmeos bivitelinos, fraternos ou dizigóticos são originados de zigotos diferentes, portanto tem cargas genéticas diferentes e cada um tem sua própria placenta. Em termos de exercícios de genética são estudados como irmãos comuns e apresentam quatro possibilidades de sexo (F e M, F e F, M e F e M e M).

Beatriz tem 19 anos e está em busca de uma vaga no curso de Medicina. Luta por uma Educação de qualidade mais acessível a todos e é por isso que se tornou Colunista de Biologia no EducaHelp.
COMPARTILHE!

Beatriz Silva

Beatriz tem 19 anos e está em busca de uma vaga no curso de Medicina. Luta por uma Educação de qualidade mais acessível a todos e é por isso que se tornou Colunista de Biologia no EducaHelp.

3 comentários em “Genética: Variações de expressividade gênica

Gostou? Deixe uma resposta!