“LGBTQ+” Pra Quê Tanta Sigla?

Texto de autoria do colunista convidado Henrique Hokamura. Graduando em Dança pela Universidade Estadual de Campinas. Visa a dança como um meio em que o corpo renova sua energia e modifica o estado de presença.

Este texto vem com o intuito de esclarecer algumas dúvidas sobre o modo como nós nos classificamos perante a cultura heterossexual, essa cultura que foi vista como a única verdadeira, ideal e legítima por muito tempo pelo senso comum, tudo que não se enquadrava nela era banalizado.
Cômico é ver como os rastros dessa cultura continuam fortes até os dias de hoje. Veremos neste texto como nós nos classificamos perante os heterossexuais. Ou seja, de um lado existem os heterossexuais e do outro lado toda uma comunidade que não se enquadra nos requisitos para ser um heterossexual.

Creio que você, leitor, já deve ter se deparado com algumas siglas como GLS, LGBT, LGBTT, LGBT*, LGBTTQ, LGBTI entre outras. Essas siglas são importantes e mostram como o mundo não é o binarismo que estamos acostumados, e muitas vezes pessoas não entendem o que elas querem dizer e as banalizam. Fato esse muito previsível já que as mesmas estão acostumadas com um mundo binário e, quando encontram e percebem que o mundo não é bem do jeito que pensam, não aceitam. Não aceitam principalmente as pessoas que o contesta.
Bem, a sigla GLS designa gays, lésbicas e simpatizantes. Qual o problema desta sigla? Ela é excludente. Nesta sigla, fala-se apenas da orientação sexual homossexual (gays e lésbicas), deixando de lado outras formas de sexualidade e identidade de gênero. Por isso, há alguns anos a sigla LGBT passou a ser adotada, por englobar também bissexuais, travestis e transexuais e trouxe o L, de lésbica, como letra inicial para destacar a desigualdade de gênero que também diferencia homossexuais femininas e masculinos.


Importante saber diferenciar os T’s presentes nas siglas. Eles significam Transgenero, Travesti e Transsexual. Transgênero são as pessoas que nascem e não identificam-se com seu gênero (Gênero é o seu sexo biológico, para maioria das pessoas são dois : homem e mulher), ou seja, a pessoa pode nascer com órgãos genitais femininos, mas se identificar como masculino, e vice e versa. Logo temos as mulheres trans e os homens trans, que SIM são HOMENS e MULHERES. A pessoa que nasce identificando-se com seu gênero são chamadas de CISGÊNERO, dá-se esse nome pois antes as pessoas chamavam-as de normais, “sou mulher normal”, “sou homem normal”, logo isso queria dizer que pessoas trans eram anormais. Então há “mulher trans”, “mulher cis” e “homem trans” , “homem cis”. Travesti é uma pessoa que não se identifica com o gênero biológico e se veste e se comporta como pessoas de outro sexo. É um homem que se veste como mulher, se comporta como mulher e se sente mulher  ou o contrário, uma mulher que se veste, comporta e age como se fosse um homem. Essas pessoas, infelizmente, ainda enfrentam muito preconceito da sociedade. Transsexual é a pessoa que, por se sentir pertencente ao outro gênero, pode manifestar o desejo de fazer uma cirurgia no seu corpo para mudar de sexo, o que não acontece com as travestis. Muitas travestis modificam seus corpos com ajuda de hormônios, terapias, implantes de silicone e cirurgia plásticas, mas ainda desejam manter o órgão sexual de origem, segundo a definição adotada pela Conferência Nacional LGBT de 2008.

Transexual – sente que sua anatomia não corresponde à sua identidade e tem um forte desejo de modificar o corpo, através da terapia hormonal e da cirurgia de redesignação sexual;

Transgênero – quer poder se expressar como o sexo oposto (usando roupas, por exemplo), mas não tem necessidade de modificar sua anatomia corporal.

Atualmente, a sigla LGBT é utilizada pelo movimento social brasileiro e por entidades governamentais, como conselhos e secretarias, nos três âmbitos da federação. Apesar de LGBTTTIS designar explicitamente lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, intersexuais e simpatizantes – em alguns casos é utilizado A, de assexual – a denominação não é usual no país. Em geral, presume-se que o T englobe as identidades de gênero começadas por essa letra, mas, principalmente em inglês, também se vê o uso de LGBT*, com o asterisco funcionando como um sinal que indica que o T tem significado múltiplo.  
Há também pessoas que se identificam como Pansexuais, para indicar que se sentem atraídas por pessoas de qualquer gênero (mulher trans, mulher cis, homem trans, homem cis, travestis, transsexuais, assexuados) e evitar o binarismo da palavra “Bissexual” . Outras ainda são Assexuadas, ou seja, não se sentem atraídas sexualmente por nenhum sexo ou gênero, mas isso não impede que ela possua relação sexual, mas não é algo necessário. As letras P e A também podem ser acrescentadas na sigla, embora essas formas sejam, em geral, menos utilizadas. As siglas Q e I designam as pessoas Intersex e Queer. Intersex é um termo que descreve pessoas nascidas com uma das mais de 30 variações na anatômicas de sexo resultando em corpos nem puramente masculinos ou femininos (internas/ e ou externas).

 

Nós normalmente somos ensinados que sexo é meramente preto e branco, “macho” ou “fêmea”, mas isso simplesmente não é verdade. Há um monte de áreas cinzentas incríveis no meio que podem tornar alguém intersex!. “Queer é um movimento que toma uma direção não esperada, que contesta as normas dominantes, de modo que lésbicas, gays, intersex, bissexuais, trans, trabalhadoras sexuais podem viver com menos medo no mundo” – segundo Judith Blutler. A tradução literal da palavra é estranho, esquisito, bizarro, diferente, anormal, desnaturado, extraordinário, notável. Seu contrário: convencional, normal, ordinário. Foi usada como xingamento à comunidade gay nos anos 70, nos EUA. Queer não gostam muito de classificações, e por isso eles são classificados como queer.
Vamos supor que cada sigla é um caixa L, G , B , T*, Q , A , I, P as pessoas não necessariamente precisam entrar e ficar pra sempre nesta caixa, elas podem muito bem sair e entrar em uma que mais lhe agrade quantas vezes quiser, importante saber que não se deve ficar preso em classificações, pois estamos em constante mudança, seja fisicamente, mentalmente ou sexualmente.

bandeira pan
bandeira trans
bandeira intersex
bandeira gay

 

bandeira bi

Fontes: Blog Gemis , Portal EBC , Portal Mundo Psicologos.

Sejam muito bem-vindas(os)! Meu nome é Rodrigo Castilho e tenho 22 anos. Sou movida por conhecer coisas novas e pelo desejo de ver um mundo com mais igualdade, representatividade e aceitação da diversidade. Como graduanda em filosofia e colunista do EducaHelp, felicito a todas e todos que são amigas(os) do saber [filósofas(os)].
COMPARTILHE!

Rodrigo Castilho

Sejam muito bem-vindas(os)! Meu nome é Rodrigo Castilho e tenho 22 anos. Sou movida por conhecer coisas novas e pelo desejo de ver um mundo com mais igualdade, representatividade e aceitação da diversidade. Como graduanda em filosofia e colunista do EducaHelp, felicito a todas e todos que são amigas(os) do saber [filósofas(os)].

43 comentários em ““LGBTQ+” Pra Quê Tanta Sigla?

  • 18 de janeiro de 2018 em 17:37
    Permalink

    I do agree with all of the ideas you have introduced to your post.They are very convincing and can certainly work.Still, the posts are too short for starters.May you please extend them a bit from subsequent time? Thanks for the post. Hit it Rich hack mod apk

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2018 em 05:03
    Permalink

    Great post.I used to be checking continuously this blog and I’m inspired! Very helpful info particularly the last section 🙂 I handle such information a lot.I used to be looking for this certain information for a very long time.Thanks and best of luck. House of Fun hack for gems

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2018 em 00:04
    Permalink

    Oh my goodness! a tremendous article dude.Thanks However I am experiencing situation with ur rss .Don’t know why Unable to subscribe to it.Is there anybody getting similar rss problem? Anybody who is aware of kindly respond.Thnkx Cheat for Destiny 6

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 15:28
    Permalink

    I’m no longer sure where you are getting your information, however good topic.I must spend some time learning more or figuring out more.Thanks for magnificent information I used to be on the lookout for this info for my mission. heroes evolved hack

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2018 em 01:08
    Permalink

    Pretty section of content.I just stumbled upon your web site and in accession capital to assert that I acquire in fact enjoyed account your blog posts.Any way I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently rapidly. Modded Game for IOS

    Resposta
  • 7 de janeiro de 2018 em 00:58
    Permalink

    hey there and thank you for your info – I’ve definitely picked up anything new from right here.I did however expertise several technical issues using this web site, as I experienced to reload the website a lot of times previous to I could get it to load properly.I had been wondering if your web host is OK? Not that I’m complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your quality score if ads and marketing with Adwords.Well I am adding this RSS to my email and could look out for much more of your respective fascinating content.Ensure that you update this again soon.. Jurassic Survival Apk Hack Mod

    Resposta
  • 2 de janeiro de 2018 em 16:36
    Permalink

    I’m impressed, I need to say.Actually rarely do I encounter a blog that’s both educative and entertaining, and let me let you know, you could have hit the nail on the head.Your idea is excellent; the problem is something that not enough persons are talking intelligently about.I’m very happy that I stumbled across this in my seek for one thing referring to this. Need For Speed No Limits Android Hack

    Resposta
  • 30 de dezembro de 2017 em 21:36
    Permalink

    Gente não dá nó nenhum na cabeça, está muito bem explicado, não é difícil de entender, e muito obrigada Rodrigo Castilho por esclarecer as minhas dúvidas sobre os intersexuais e os queers.(◕‿◕)

    Resposta
  • 30 de dezembro de 2017 em 16:31
    Permalink

    I must show appreciation to this writer just for bailing me out of such a scenario.Right after looking out through the world wide web and seeing techniques that were not helpful, I figured my life was over.Living without the strategies to the issues you’ve solved all through your main website is a crucial case, as well as ones that would have in a negative way damaged my career if I had not noticed the website.Your good expertise and kindness in touching all the pieces was crucial.I don’t know what I would’ve done if I had not discovered such a point like this.I can at this time look ahead to my future.Thank you so much for your specialized and result oriented guide.I will not be reluctant to refer your blog post to any individual who would need direction on this problem. RPG Game Hack

    Resposta
  • 30 de dezembro de 2017 em 04:15
    Permalink

    After research a number of of the blog posts on your website now, and I really like your method of blogging.I bookmarked it to my bookmark website checklist and will likely be checking back soon.Pls check out my web page as effectively and let me know what you think. Heroes Evolved Hack

    Resposta
  • 27 de dezembro de 2017 em 17:16
    Permalink

    Existem 2 generos masculino e feminino.

    🙂

    Resposta
  • 27 de dezembro de 2017 em 04:48
    Permalink

    Pretty component of content.I simply stumbled upon your weblog and in accession capital to say that I get in fact enjoyed account your weblog posts.Anyway I’ll be subscribing for your feeds and even I achievement you get entry to consistently fast. Card Game Cheat

    Resposta
  • 26 de dezembro de 2017 em 13:40
    Permalink

    What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I have found It positively useful and it has helped me out loads.I am hoping to contribute & help other users like its aided me.Great job. Knives Out Cheat

    Resposta
  • 26 de dezembro de 2017 em 10:47
    Permalink

    My brother suggested I may like this blog.He used to be totally right.This put up actually made my day.You cann’t imagine simply how much time I had spent for this information! Thanks! heroes evolved mod

    Resposta
  • 24 de dezembro de 2017 em 09:34
    Permalink

    Appreciating the commitment you put into your site and in depth information you provide.It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the same unwanted rehashed material.Great read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account. Rules of Survival No Survey IOS

    Resposta
  • 20 de dezembro de 2017 em 06:22
    Permalink

    Have you ever considered about adding a little bit more than just your articles? I mean, what you say is valuable and all.However imagine if you added some great graphics or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and videos, this website could undeniably be one of the best in its field.Wonderful blog! Rules of Survival Hack

    Resposta
  • 15 de dezembro de 2017 em 16:55
    Permalink

    ACHO MAIS BONITINHO O IGUALMENTE FAMOSO P.Q.P. !!!

    Resposta
  • 23 de novembro de 2017 em 18:38
    Permalink

    ué, falou falou e não explicou absolutamente nada, só serviu pra travar meu cérebro

    Resposta
  • 10 de novembro de 2017 em 01:35
    Permalink

    Nossa fez uma confusão total …. era só falar L = Lésbicas (Mulher com Mulher)

    G = Gays ( Homem com Homem)

    B = Bisexuais (Homem com homen ou com mulher … mulher com mulher ou com homens ….. eles gosta dos dois sexo)

    T = Transexuais

    S = Simpatizantes ( aquelas pessoas qe não tem preconceito ,que aceita a amor dos outros)

    Resposta
  • 4 de novembro de 2017 em 16:09
    Permalink

    As pessoas estao realmente muito desequilibradas emocionalmente, porque tirando o transgenero e o travesti, o resto e opcao sexual e cada um tem a sua e deve curtir a vida sem neurose, porque a vida e uma so. Entao parem de dificultar a vida e esperar a aprovacao das pessoas, cada um deve vivr a sua vida como melhor se aprazer. Parem de rotular isso nao vai gerar inclusao kuito pelo contrario.

    Resposta
  • 30 de outubro de 2017 em 18:37
    Permalink

    A matéria foi muito esclarecedora, mas que da um nó na cabeça dá!!! kkkkkkk

    Resposta
  • 30 de outubro de 2017 em 18:15
    Permalink

    ???? Se era pra descomplicar, parece que tá complicando ainda mais. Ou seja, se confunde a cabeça de um adulto, imagine a de uma criança.

    Resposta
  • 21 de outubro de 2017 em 20:25
    Permalink

    Cansei só de ler! Pra que tanta letra? Nao podia ser mais simples e meio que “unificar” tudo isso?

    Resposta
  • 21 de janeiro de 2017 em 19:03
    Permalink

    Muito interessante e esclarecedor!

    Resposta

Gostou? Deixe uma resposta!