Mas, afinal, o que é vida?

Olá pessoal! No último post falamos um pouco sobre a composição química das células…

Hoje estudaremos as características dos seres vivos!

Vamos lá?!

 

Dar a definição de vida não é simples. De maneira prática, para ser considerado um ser vivo é necessário ter algumas características:

  • Ter moléculas orgânicas (C, H, O, N) em sua composição e ser solúvel em água;
  • Ser capaz de se reproduzir;
  • Realizar uma série de reações químicas – metabolismo – onde há consumo e liberação de energia.

As células são consideradas as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. De acordo com a Teoria Celular , que foi desenvolvida no final dos anos 1830, depois que o cientista Robert Hooke observou lâminas de cortiça através de um microscópio e nomeou essas pequenas estruturas de células, concluiu-se que: 1- todos os organismos são formados por células; 2- cada célula nasce de outra; 3- as operações fundamentais à sobrevivência de um organismo acontecem dentro das células; 4- as células guardam informações genéticas. Com o passar dos anos, o avanço tecnológico permitiu identificar organismos que não são formados por células (os vírus), contudo, essa teoria continua sendo base de todo o conhecimento da biologia.

Classificamos os seres vivos como acelulares (vírus), unicelulares (bactérias, cianobactérias e protozoários) ou pluricelulares (animais e plantas).

Vírus da gripe

 

Cianobactéria

 

Célula vegetal

 

As células são divididas em dois grupos:

  • PROCARIÓTICAS – têm estrutura muito simples, característica de organismos primitivos. Não tem núcleo diferenciado e o material genético fica solto no citoplasma, que além do DNA contêm apenas ribossomos dentre as organelas. Possuem membrana plasmática, que funciona para controlar a passagem das substâncias para dentro e fora da célula. Contêm parede celular, que lhe confere estrutura.
Célula Procarionte

 

  • EUCARIÓTICAS –  são mais complexas. O material genético nelas fica isolado em um núcleo. No citoplasma estão presentes diversas organelas (ribossomos, centríolos, mitocôndria, lisossomos e complexo de Golgi) e têm apenas a membrana plasmática.
Célula Eucarionte

 

Bons estudos!!!

ALGUMAS QUESTÕES PARA FIXAÇÃO:

1) As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração a ausência ou presença:

a) de parede celular b) de organelas celulares c) de carioteca 

d) de membrana plasmática e) de citoplasma.

2) Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado. São exemplos de seres procariontes:

a) bactérias e plantas.

b) bactérias e cianobactérias.

c) animais e plantas.

d) fungos e bactérias.

e) protozoários e bactérias.

3) Entre as organelas listadas a seguir, marque apenas aquela que é encontrada em uma célula procariótica:

a) retículo endoplasmático.

b) cloroplastos.

c) mitocôndria.

d) ribossomo.

e) complexo de golgi.

4) (Vunesp) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:

a) não possuem material genético.

b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.

c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.

d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.

e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos.

 

RESPOSTAS:

1-C

2-B

3-D

4-B

 

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!
COMPARTILHE!

Raquel Gomes

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!

Um comentário em “Mas, afinal, o que é vida?

Gostou? Deixe uma resposta!