Movimento da Terra e a incidência desigual da luz solar

Este conteúdo é relacionado a Astronomia e sua relação com a geografia é por explicar as causas da variação da incidência solar que provoca diferença na distribuição da luz solar e do calor. Este tema é importante para as aulas de Fuso Horário e de Climatologia.

Movimento da Terra

O Planeta Terra executa diversos movimentos na sua órbita, mas nem todos têm resultado direto para a sociedade (leia mais). Os dois movimentos mais importantes da Terra são a rotação e a translação.

Rotação

Movimento que a Terra realiza em seu próprio eixo, e dura 23h e 56 minutos. Esse movimento é responsável pelos dias e pela noite.

O movimento da Terra é realizado no sentido de oeste para leste (sentido anti-horário). Ao contrário, o movimento aparente do Sol é de leste para oeste (sentido horário).

A Terra tem uma inclinação de 23º 27”, o que contribui para uma distribuição desigual da luz solar no planeta, ao realizar em concomitância com a rotação e a translação. Outro ponto importante é que a Terra tem forma de geoide, com o alongamento no centro da Terra e achatamento dos polos.

Fonte: UFRGS

Translação

Movimento em que a Terra executa em torno do sol. Esse movimento é realizado numa órbita elíptica que dura 365 dias e 6 horas.

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

Obs: O ano bissexto no nosso calendário surge para compensar as 6 horas restantes do movimento de translação. Assim, a cada 4 anos é compensado um dia a mais no ano, no mês de fevereiro, com o total de 366 dias. Se não houvesse o ano bissexto o calendário sofreria modificações ao longo dos próximos anos, o que provocaria uma imprecisão nos nossos conhecimentos.

 

Distribuição desigual da luz solar

A consequência da translação, rotação e a inclinação da Terra, provocam a formação das estações do ano: o solstício de verão e inverno e equinócio de primavera e outono.

Primeiro, vamos explicar os termos solstício e equinócio.

Solstício

Significado de solstício no latim: sol+sistere, “sol que não se mexe”.

Os raios solares atingem de forma desigual a Terra, tendo uma maior declinação da luz em relação à linha do Equador.

Equinócio

Significado de equinócio em latim: aequus (igual) + nox (noite) = noites iguais.

Os raios solares atingem perpendicularmente a Terra, tendo a mesma duração de dias e de noite.

A consequência da distribuição da luz solar e do calor é relevante para os estudos de climatologia. Abaixo temos as zonas térmicas da Terra.

A zona intertropical é a região com maior incidência solar e de calor. A medida em que se afasta da linha do Equador em direção aos polos, a temperatura nas regiões fica mais fria.

Por que isso acontece? Veja na imagem abaixo como funciona a distribuição da luz solar no equinócio e no solstício.

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

Nessa outra imagem é possível ver quando e como acontece a incidência solar em diferentes partes da Terra.

Perceba que as regiões polares possuem dificuldade de receber a luz solar e de como a incidência é nos Trópicos de Capricórnio, de Câncer e na linha do Equador.

No verão do Hemisfério Sul, o sol se posiciona “a pino” sobre o Trópico de Capricórnio, proporcionando nessa região uma incidência direta da luz solar. O mesmo caso é no verão do Hemisfério Norte com o Trópico de Câncer.

Porém, no período de inverno (dezembro no Hemisfério Norte e julho no Hemisfério Sul) o sol não alcança suas regiões. Por isso, é aconselhável que cada imóvel tenha sua face voltada para o sentido oposto de seu polo para receber luz solar de forma adequada. Por exemplo no Hemisfério Norte, a face do imóvel deve estar voltada para o Sul. Enquanto o imóvel no Hemisfério Sul, deve ter sua face voltada para o Norte.  Caso isso não aconteça, os imóveis durante o inverno podem ter dificuldade em receber luz suficiente, ficando mais fria e possibilitando o desenvolvimento de doenças, o que ocasionará a desvalorização do imóvel (leia mais).

No equinócio o sol corta o equador celeste, ficando o sol “a pino” na linha do Equador. As cidades nessa região possuem uma insolação praticamente igual ao longo do ano, tendo uma oscilação térmica pequena.

Veja também o artigo O “Sol da Meia Noite” e a variação na duração do dia e da noite.

Indico também para quem quiser simular a translação da Terra e entender e a diferença da incidência da luz solar, clique aqui. Caso tiver dificuldades em operar o simulador, leia uma matéria explicando.

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.
COMPARTILHE!

Leandro Nieves

Graduado e mestre em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente (SP). É atualmente professor de geografia em escolas particulares e públicas e professor de geopolítica em cursinho preparatório para vestibular. Escreve no Geografia no Vestibular e no Educa Help.

3 comentários em “Movimento da Terra e a incidência desigual da luz solar

  • 9 de fevereiro de 2018 em 10:29
    Permalink

    Olá! Gostaria de saber se o movimento de TRANSLAÇÃO é no sentido horário ou anti-horário.

    Resposta
  • 29 de maio de 2017 em 15:01
    Permalink

    tenho uma pergunta escolar e não consigo responder. (Hemisfério norte e Sul recebem respectivamente maior incidência de luz solar oriundas de qual posição ? ) Alguem pode me ajudar ??

    Resposta

Gostou? Deixe uma resposta!