O átomo parte 2

Parte 2????
Isso mesmo, pois ainda não falamos tudo sobre essa coisinha ínfima!
Vamos lá, vimos o que é e os modelos atômicos. Agora vamos ver as partes que compõem ele.

– Próton
Ao contrário do que ainda é normalmente difundido em vários materiais de nível médio, o próton não é uma partícula elementar. Ele é formado por outras partículas chamadas de quarks (são dois quarks do “tipo” up e um quark do tipo down).
Com a descoberta do próton, fica explicada a questão dos isótopos: o número de nêutrons de um átomo pode variar, mas o número de prótons deve permanecer o mesmo. Caso haja dois elementos com número de prótons diferentes, estes elementos serão diferentes entre si. Um dos exemplos é o Hidrogênio: a maioria dos átomos de Hidrogênio não tem nêutron, no entanto, alguns átomos têm um ou dois nêutrons. Respectivamente, são chamados de deutério e trítio. Todos (hidrogênio, deutério e trítio) são, em sua essência, Hidrogênio pelo fato de possuírem um próton.[http://www.infoescola.com/fisica-nuclear/proton/]

– Elétron
Os elétrons são partículas de carga negativa que ficam girando ao redor do núcleo atômico e possuem massa 1836 vezes menor que a dos prótons e nêutrons.Os elétrons são partículas que fazem parte da constituição do átomo.Os elétrons ficam na eletrosfera do átomo, movimentando-se ao redor do núcleo em órbitas circulares chamadas de camadas eletrônicas.

Segundo o modelo atômico de Rutherford-Bohr, existem, no máximo, sete camadas eletrônicas, mas somente algumas órbitas circulares são permitidas ao elétron, pois, em cada uma dessas órbitas, o elétron apresenta energia constante.
[http://brasilescola.uol.com.br/quimica/eletrons.htm]

– Nêutron
Nêutrons são partículas atômicas, ou seja, fazem parte da composição dos átomos.
O nome não podia ser mais apropriado, uma vez que a falta de carga elétrica torna essa partícula neutra. Ela se faz presente no núcleo do átomo juntamente com os prótons (que possuem carga positiva). Os nêutrons possuem valores de massa próximos aos da massa de prótons.

Para encontrar a quantidade de nêutrons presentes em um átomo, é feita a subtração entre o número de massa (A) e o número atômico (Z).

Calculando o número de nêutrons do átomo de Cálcio (Ca):

Ca:
Massa (A) = 40
Número atômico = 20

Número de nêutrons → n = A – Z
n = 40 – 20
n = 20

O número de nêutrons é representado pela letra n.
[http://brasilescola.uol.com.br/quimica/neutron.htm]

E é isso, hoje eu coloquei mais teoria e menos conversa, pois esse é um assunto chato, e embaixo de cada tópico tem a fonte de onde eu tirei, então estejam a vontade para pesquisar mais e aprofundar mais nesses assuntos.
beijos e ate semana que vem

COMPARTILHE!

Gostou? Deixe uma resposta!