O átomo

Olá, vamos mergulhar mais uma vez no mundo da química?
vamos!!!!
Não ouvi direitooo.
VAMOSS!!

Então, na última vez falamos sobre o que é matéria, de onde ela vem e um mundo de coisas viajadas né?
Pois bem, hoje vamos falar do que é o átomo, dos modelos atômicos, quais são os principais, características de cada um, o que fez eles serem substituídos e no final desse post, vou colocar umas questões sobre o último post e esse, as respostas estarão no post da semana que vem, então quebrem um pouco a cabeça e qualquer dúvida meu email é: [email protected], prometo responder todos que colocarem como assunto: DUVIDAS EDUCAHELP!

Agora vamos para a parte legal. QUIMICA!!!
Bom vimos o que é matéria,lembram??
Isso mesmo, tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço! Mas qual será a menor partícula de matéria em? Essa deve ter sido a pergunta que alguns filósofos gregos tentaram responder, pois eu posso ir dividindo alguma coisa na metade infinitamente, mas eles acreditavam que ia chegar a um ponto, que não se daria mais para se dividir e ai se deu origem o átomo, palavra derivada do latim que significa indivisível. E por muito e muito tempo essa teoria dos filósofos foi aceita, Dalton, o primeiro cientista a ficar famoso propondo um modelo atômico, baseado nos pensamentos de filósofos, disse que o átomo era uma partícula, maciça e indivisível, igual a uma bola de sinuca.

Resultado de imagem para bola branca de sinuca
Ok, legal, mas isso não explicava quase nada, como os átomos se ligavam, a eletricidade, enfim só deu uma imagem sem muito a ajudar nos estudos científicos. E isso perdurou por muito e muito anos novamente até que Thompson, veio e falou que não era bem assim não, que o átomo tinha cargas, pequenas cargas incrustadas em uma grande parte positiva, como um sorvete de flocos, mas isso não explicava a estabilidade eletrônica do átomo.

Resultado de imagem para modelo atomico de thomson
Depois de pouco tempo Rutheford, depois um experimento, em que ele bombardeou uma fina folha de ouro com partículas alfas, que são positivas. Nisso ele reparou que grande parte das partículas passaram direto sem sofrer desvio, muito poucas foram repelidas e alguma sofreram pequenos desvios. Esse modelo ficou conhecido como sistema solar, mas esse ainda não explicava quanto a energia do átomo, mas isso foi por pouco tempo ate que Bhor, aluno de Rutherford, incrementou a teoria de seu professor com orbitais e energias de ionização.

Imagem relacionada

Exercícios
1) Fale se é matéria ou não:
ar
água do mar
você
internet
onda sonora
areia da praia
átomo
oxigênio
ouro
celular

2) ligue a prima coluna com a segunda:
– Dalton -modelo sistema solar
– Thonpsom -Bola de sinuca
– Rutherford – Pundim de passas

3) Explique os modelos atômicos de Dalton, Rutherford, Bhor e Thompsom.

4) O que é matéria?
5)O que é átomo?

COMPARTILHE!

Gostou? Deixe uma resposta!