O POVO BRASILEIRO NA OBRA DE DARCY RIBEIRO – MATRIZ TUPI

Seja bem-vindo tripulante à nave investigadora!

A aula dessa semana abordará a formação sociocultural do povo brasileiro, tendo como referência os estudos realizados pelo antropólogo Darcy Ribeiro. A obra em questão é O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil, na qual Ribeiro procura estudar a formação do nosso povo, a partir dos três núcleos (etnias), que ele chama de “matrizes culturais”, que nos formaram enquanto povo e nação, a saber: Matriz Tupi, Matriz Lusa e Matriz Afro. Começaremos essa série de aulas, portanto, a estudar a Matriz Tupi.

Porém, faz-se necessário destacar que, após ter publicado o livro em 1995, Darcy Ribeiro, juntamente com a sua equipe, adaptou-o em programas de aulas a ser reproduzidos pelas escolas do país.

Matriz Tupi ou “Tronco Tupi”, para Ribeiro, refere-se à contribuição indígena na formação do povo brasileiro. Na vídeo-aula abaixo, o autor afirma que, muito antes da chegada dos portugueses nessa terra, já existia um “Brasil” dos povos indígenas, baseado na cultura tupi. Como assim? Darcy Ribeiro cita que já havia uma organização social neste território formada pelos índios. Os índios tupinambás foram os primeiros povos a estruturarem uma sociedade, inclusive com “trocas comerciais” com outros povos indígenas. Importante sublinhar que é essa organização social feita pelos tupinambás que os portugueses encontraram em 1500. Sendo assim, o Brasil “não foi descoberto em 1500 (século XVI) pelos portugueses”, pelo contrário. O que Portugal fez foi “registrar oficialmente”, através da famosa carta de Pero Vaz de Caminha destinada ao Rei, afirmando que “tinham descoberto um paraíso perdido”.

Para ler as aulas anteriores, clique no link abaixo:

Blog EducaHelp – Sociologia

Para saber mais sobre os índios no Brasil, clique no link abaixo:

Blog EducaHelp – Geografia (A formação do povo brasileiro – povos indígenas)

 

INDICAÇÕES DE LEITURA

– CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Editora Edusc.

– RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. Editora Companhia das letras.

– RIBEIRO, Darcy. O Brasil como problema. Editora Global.

TOMAZI, Nelson D. Sociologia para o ensino médio. Editora Saraiva.

Sociólogo formado pela FESPSP (Fundação Escola e Sociologia e Política de São Paulo). Professor da rede estadual de ensino de São Paulo. Militante político e cultural.
COMPARTILHE!

Kassiano César de Souza Baptista

Sociólogo formado pela FESPSP (Fundação Escola e Sociologia e Política de São Paulo). Professor da rede estadual de ensino de São Paulo. Militante político e cultural.

Gostou? Deixe uma resposta!