O que é literatura?

“Um operário parte de um monte de tijolos sem significação especial senão serem tijolos para – sob a orientação de um construtor que por sua vez segue os cálculos de um engenheiro obediente ao projeto de um arquiteto – levantar uma casa. Um monte de tijolos é um monte de tijolos. Não existe nele beleza específica. Mas uma casa pode ser bela, se o projeto de um bom arquiteto tiver a estruturá-lo os cálculos de um bom engenheiro e a vigilância de um bom construtor no sentido do bom acabamento, por um bom operário, do trabalho em execução.
Troquem-se tijolos por palavras, ponha-se o poeta, subjetivamente, na quádrupla função de arquiteto, engenheiro, construtor e operário, e aí tendes o que é poesia. A comparação pode parecer orgulhosa, do ponto de vista do poeta, mas, muito pelo contrário, ela me parece colocar a poesia em sua real posição diante das outras artes: a de verdadeira humildade. O material do poeta é a vida, e só a vida, com tudo o que ela tem de sórdido e sublime. Seu instrumento é a palavra (…)”

“Sobre a Poesia” de Vinicius de Moraes no livro “Para viver um grande amor”.

Texto disponível na íntegra:  https://goo.gl/PaZGQi

Vinicius de Moraes, grande poeta e compositor brasileiro, traz à luz a real natureza do que vem a ser a arte literária.

Entender que literatura não é apenas um romance de Guimarães Rosa ou um poema de Castro Alves, faz parte de uma nova elaboração de consciência.

Literalidade é a qualidade de uma obra literária e a essência  da palavra. A literatura é, portanto, a ARTE DA PALAVRA ESCRITA e para desvenda-la e compreende-la em essência é preciso SENTIR.

Expresso um convite para caminharmos em uma jornada, nada tediosa, pelos labirintos e jogos dessa arte. É possível descobrir todo um universo na libertação dos sentidos, apurando-os, na incessante busca por apanhar as miudezas da poesia ou na beleza de uma prosa.  Façamos do estudo literário uma meditação que lhe ajudará na compreensão do mundo e das ciências.

A prova do vestibular não será, portanto, um teste dos conteúdos decorados, mas, apenas um dos caminhos possíveis para uma pessoa que pode escolher um milhão de possibilidades de ler o mundo.

Para dúvidas, sugestões, críticas e idéias para as próximas postagens não deixe de enviar um e-mail para [email protected] Escreva no campo do assunto: LITERATURAeducahelp. 

Obrigada.

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente mora em Londrina. É um dos responsáveis pela fundação do EducaHelp, plataforma de desenvolvimento de conteúdos para Pré-Vestibular.
COMPARTILHE!

Lucas Montini

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente mora em Londrina. É um dos responsáveis pela fundação do EducaHelp, plataforma de desenvolvimento de conteúdos para Pré-Vestibular.

Gostou? Deixe uma resposta!