O que é matéria? e de onde ela surgiu?

Olá, sou o Marcos um dos novos blogger de química.
Hoje vamos falar um pouco sobre o que é matéria. Pois não basta nada começar a falar de átomo, molécula, ligações e essas coisas todas que a maioria pira ao ouvir. Vamos com calma.
Primeiro, me ajude, para você o que é matéria? Poxa Marcos, mas eu to aqui para aprender o que é essa coisa ai e você me pergunta isso!!
Calma, calma galera, estou perguntando simplesmente pelo fato de que a maioria das coisas, vocês já sabem, só que não entendem a pergunta.
Vamos lá, acho que já deu tempo de pensarem um pouco para tentar definir matéria para mim…
Então matéria é tudo que tem massa e ocupa espaço, é aquilo que existe de verdade. Poxa, isso eu já li em livro, continuo sem entender nada. Então Matéria basicamente e tudo que tem peso, tudo aquilo que você pode tocar, tudo aquilo que ocupa um lugar, por menor que seja. Exemplo:
Aquele grão de areia la da praia, ele é matéria bem como a estátua da liberdade em Nova York. Compreenderam??
Ok Marcos, consegui pegar essa ai, mas de onde isso ai surgiu??
Bom temos duas teorias hoje em dia, uma a teoria da criação, que Deus fez tudo(legal, depende da sua fé para acreditar ou não)mas sua fé não é levada em consideração em uma prova, por isso essa teoria não é estudada em ambiente acadêmico, e não vamos aprofundar nela aqui. A outra teoria, é a do Big Bang, não, não to falando do relógio em Londres, estou falando de uma mega, ultra, power explosão que se acredita, que deu a origem do universo e tudo o que conhecemos, um dos pontos que creditam essa teoria é o eco que se pode ouvir, usando equipamentos especiais e outras coisas mais, vindo do espaço, que acreditam ser o eco do Big Bang.
Ok, mas como esse tal de Big Bang, fez surgir tanta coisa assim do nada?? Então, acredita-se que antes de tudo, tudo era um ponto de energia compactado, pensa em pegar tudo que existe hoje e colocar dentro de um ponto, igual ao ponto final “.” ou talvez até menor e por causa de uma variação, tudo isso entrou em colapso( deu erro, deu ruim, algo aconteceu de errado) e isso desencadeou uma super explosão, infinitamente mais forte que as bombas atômicas, e por causa de energia colidindo, reações químicas(coisas que vamos ver mais para a frente, ai vou voltar a explicar isso, com mais propriedades, por enquanto peço que aceitem isso) e essas reações começaram a aparecer os primeiros compostos, e desses compostos foram surgindo as coisas que conhecemos e ate hoje esses compostos vem evoluindo, um exemplo disso, somos nós, organismos vivos, multi-celulares(coisas que vocês vão ver lá na biologia). Então assim se deu início a tudo segundo a ciência moderna.
Bom, fico por aqui, atá a próxima segunda!
Valeu

COMPARTILHE!

Gostou? Deixe uma resposta!