PROTOZOÁRIOS

PROTOZOÁRIOS

Hoje estudaremos os protozoários, que são organismos unicelulares, eucariontes e heterótrofos. Entre os protozoários estão a ameba, o paramécio, o tripanossomo (doença de chagas), o plasmódio (causador da malária), entre outros.

CLASSIFICAÇÃO

Os protozoários são classificados de acordo com o tipo de locomoção, podendo ser:

  • Sarcodíneos ou Rizópodes– Se locomovem através de pseudópodes, expansões celulares que atuam como “falsos pés”, como as amebas.
  • Flagelados ou Mastigóforos – Se locomovem “nadando” com o auxílio de um ou mais flagelos (longos filamentos derivados dos centríolos das células que vibram e permitem a locomoção), como a giárdia.
  • Ciliados –  Se locomovem “nadando” com o auxílio de cílios (pequenos filamentos ao longo do corpo) na locomoção, como o paramécio. Possuem dois núcleos: o macronúcleo, responsável pela atividade metabólica e o micronúcleo, relacionado à reprodução sexuada.
  • Esporozoários– são protozoários que não possuem estruturas de locomoção, como o plasmódio. São todos parasitas, já que não possuem estruturas locomotoras é essencial parasitar algum outro organismo para garantir a obtenção de alimentos.

REPRODUÇÃO

A reprodução dos protozoários pode ser assexuada ou sexuada. Sendo o principal tipo de assexuada a cissiparidade, também chamada de fissão binária, em que uma célula é dividida em duas por mitose, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe” e o principal tipo de reprodução sexuada a conjugação.

DIGESTÃO

A digestão dos protozoários é intracelular, em que eles englobam o alimento pelos pseudópodes. O alimento é digerido dentro de vacúolos por enzimas lisossômicas. Além disso, eles possuem um vacúolo contrátil responsável pela osmorregulação, ou seja, regulação de entrada e saída de água.

Beatriz tem 19 anos e está em busca de uma vaga no curso de Medicina. Luta por uma Educação de qualidade mais acessível a todos e é por isso que se tornou Colunista de Biologia no EducaHelp.
COMPARTILHE!

Beatriz Silva

Beatriz tem 19 anos e está em busca de uma vaga no curso de Medicina. Luta por uma Educação de qualidade mais acessível a todos e é por isso que se tornou Colunista de Biologia no EducaHelp.

Gostou? Deixe uma resposta!