QUAL É A TUA? HUMANAS E SOCIAIS? EXATAS? DÚVIDA CRUEL…

Uma provocação para iniciarmos. Se a Ciência é um tipo de conhecimento humano e social que utiliza a “razão humana”, podemos afirmar que a única área existente, de fato, nas ciências é área das Ciências humanas? A pergunta retórica foi feita por um professor de sociologia a uma classe da 3ª série do ensino médio, surgida a partir de questionamentos dos mesmos sobre qual área do conhecimento seguir, qual área se identifica melhor com a personalidade de cada aluno(a), etc.

Tendo como mote os anseios dessa turma, o objetivo do texto dessa semana é explicar aquilo que se convencionou chamar área de Humanas e sociais, área de Exatas e biológicas e área de Linguagens, propiciando aos vestibulandos, atuais e futuros, um auxílio, um “help” na hora de escolher a profissão a seguir. Essa divisão foi escolhida, pois é utilizada pelo ENEM (Exame nacional do ensino médio), a maior “porta de entrada” ao ensino superior do país.

HUMANAS E SOCIAIS

Basicamente, a área de humanas engloba as profissões que de alguma maneira “lidam com o inesperado, o imprevisível”. Em outras palavras, são ciências nas quais o “fator humano” é a sua essência determinante, seja na relação do Homem com a natureza, como no caso da Geografia, seja na forma de pensar o ser humano na sua estrutura moral e ética, como no caso da Filosofia, seja no conhecimento dos povos e sociedades antigas, como no caso da História, seja na forma de administrar o trabalho ou uma organização, como no caso da Administração, etc. Dentro do “leque” dessa área, temos as chamadas “ciências sociais” que estudam o convívio humano em sociedades, o funcionamento delas, como são organizadas e divididas, os fenômenos culturais e as identidades sociais e suas representações. As ciências sociais são constituídas, predominantemente, por três disciplinas: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Em algumas universidades e faculdades brasileiras, podemos ter, além das três citadas, as disciplinas de Economia e Psicologia.

EXATAS E BIOLÓGICAS

A área de exatas, precisamente, engloba os cursos e profissões, nas quais, ao contrário da área de humanas, os fenômenos naturais e dos seres vivos são determinantes. Nela a linguagem numérica da matemática é central para a explicação do mundo da natureza. Na grade curricular do ensino médio brasileiro, essa área é formada pela Química, Física, Biologia e Matemática. Engenharia e Medicina são as principais profissões, no Brasil, que exemplificam a área de ciências exatas e biológicas.

LINGUAGENS

Sendo um dos braços da área de humanas, a área de linguagens tem uma característica peculiar que a difere dela. Qual seja? De um modo geral, o que a constitui é o estudo dos fenômenos da linguagem, a sua estrutura e a sua diversidade para cada povo e cultura. Assim, nessa área temos as profissões que trabalham com a “expressão (linguagem) corporal” e as diversas formas de linguagens e expressões dessas linguagens que existe na humanidade. Alguns exemplos: Letras, Artes, Educação Física, Jornalismo e Comunicação.

 

A partir do próximo post abordarei o pensamento e a obra do sociólogo francês Auguste Comte. Aguardem!!

Sociólogo formado pela FESPSP (Fundação Escola e Sociologia e Política de São Paulo). Professor da rede estadual de ensino de São Paulo. Militante político e cultural.
COMPARTILHE!

Kassiano César de Souza Baptista

Sociólogo formado pela FESPSP (Fundação Escola e Sociologia e Política de São Paulo). Professor da rede estadual de ensino de São Paulo. Militante político e cultural.

2 comentários em “QUAL É A TUA? HUMANAS E SOCIAIS? EXATAS? DÚVIDA CRUEL…

  • 29 de dezembro de 2016 em 19:39
    Permalink

    A dúvida quanto à area é realmente muito cruel! Parabéns pela escolha do tema.

    Resposta

Gostou? Deixe uma resposta!