Sistema Circulatório

Continuamos com Fisiologia e hoje abordaremos o Sistema Circulatório!

O sistema circulatório é como uma rede de autoestradas, por onde trafegam elementos importantes para as células, os tecidos e os órgãos.

O coração humano é um órgão cavitário (que apresenta cavidade):

  • Átrio direito e átrio esquerdo: na parte superior;
  • Ventrículo direito e ventrículo esquerdo:  na parte inferior.

O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda.

 

Bombeado pelo coração, o sangue carrega oxigênio e nutrientes para as células e retira delas os resíduos, distribui hormônios pelos órgãos e leva as células que defendem o organismo do ataque de agentes patogênicos, como vírus e bactérias. Além disso, o sangue é responsável por manter o corpo numa temperatura estável.

É formado por três tipos diferentes de vasos:

  • Artérias >>> carregam o sangue pobre em O2 do CORAÇÃO PARA OS PULMÕES e o sangue oxigenado do coração para os órgãos.
  • Veias >>> levam o sangue pobre de O2 dos ÓRGÃOS PARA O CORAÇÃO e o sangue oxigenado dos pulmões ao coração.
  • Capilares >>> vasos muito estreitos que levam o sangue até as extremidades do corpo.

O sangue ARTERIAL é vermelho por causa da combinação do oxigênio com o ferro existente na hemoglobina. As artérias têm parede mais grossa porque trabalham sob uma pressão mais alta.

O sangue VENOSO é escuro porque é rico em gás carbônico. Pelas veias circula o sangue pobre em oxigênio e têm válvulas para impedir que o sangue retorne.

A circulação ocorre por um sistema fechado                 >>> CORAÇÃO-PULMÕES-CORAÇÃO-ÓRGÃOS-CORAÇÃO. A circulação pulmonar ou pequena circulação vai do coração para os pulmões e volta para o coração.

Ao passar pelos capilares, o plasma sanguíneo (a parte líquida que transporta os nutrientes e excretas metabólicos) banha os tecidos. Uma parte desse líquido retorna aos capilares, mas outra é colhida por um sistema auxiliar conhecido como sistema linfático e passa a se chamar de linfa. Uma veia que passa debaixo do braço devolve a linfa ao sangue, mas antes passa pelos nódulos linfáticos que adicionam à linfa glóbulos brancos – os linfócitos. Falhas nesse sistema fazem a linfa se acumular no corpo, causando inchaços (edemas).

 

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!
COMPARTILHE!

Raquel Gomes

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!

Gostou? Deixe uma resposta!