SOCIOLOGIA: O QUE É? PARA QUE SERVE? ONDE E QUANDO SURGIU?

Afinal, o que é sociologia? O que estuda? Para que serve? Por que temos que estudá-la? Essas são as perguntas que a maioria dos professores de sociologia enfrenta no primeiro dia de aula. Difícil não escapar delas. Sendo assim, esse texto tem a finalidade de apresentar, de uma forma sucinta, a disciplina de sociologia ao leitor comum e, com isso, perceber que ela está no nosso cotidiano, fazendo parte do que somos e pensamos em sociedade, como seres coletivos.

O que é?

O significado da palavra é: socio = sociedade e logia = estudo. Portanto, a sociologia é o estudo da sociedade. E o que é sociedade? Indo para além do senso comum que considera a sociedade como um “conjunto de pessoas que habitam um mesmo espaço geográfico”, o filósofo alemão e um dos fundadores da sociologia, Karl Marx, tem uma frase muitíssimo interessante. Para ele: “A sociedade é o produto da ação recíproca entre os homens”. Ou seja, a sociedade além de ser o convívio das pessoas num determinado local, ela é o resultado (produto) das ações e relações de trocas (econômicas, culturais e simbólicas) entre os indivíduos ativos e construtores.

Para que serve?

Agora que sabemos o que é sociologia e, consequentemente, o que é sociedade, vamos para a próxima pergunta: Para que serve? A sociologia serve para explicarmos e, acima de tudo, entendermos as inúmeras dinâmicas e processos envolvendo a vida em sociedade e o comportamento das pessoas nela para, assim, pensarmos em como agir, no que somos (nossa identidade) e os impactos que nossas ações causam. Essa ciência concebe o ser humano não apenas como um ser biológico, como a biologia, sendo determinado pela natureza, mas sim como, também, um ser social, sendo determinado pelo meio em que vive e, principalmente, agindo sobre ele.

Onde e quando surgiu?

Como toda e qualquer ciência, a sociologia foi criada pelo ser humano como uma tentativa de dar explicações racionais e lógicas à sociedade de sua época, fugindo das explicações do conhecimento de senso comum (popular). Então, a sociologia surgiu no século XIX numa Europa em constante ebulição, que ainda sofria os impactos sociais, econômicos e culturais das transformações causadas pelo advento da moderna sociedade capitalista industrial.

 

No próximo post abordarei a contribuição de alguns pensadores responsáveis pela criação e estruturação da sociologia dentro do campo científico das ciências humanas. Aguardem!!

Sociólogo formado pela FESPSP (Fundação Escola e Sociologia e Política de São Paulo). Professor da rede estadual de ensino de São Paulo. Militante político e cultural.
COMPARTILHE!

Kassiano César de Souza Baptista

Sociólogo formado pela FESPSP (Fundação Escola e Sociologia e Política de São Paulo). Professor da rede estadual de ensino de São Paulo. Militante político e cultural.

3 comentários em “SOCIOLOGIA: O QUE É? PARA QUE SERVE? ONDE E QUANDO SURGIU?

Gostou? Deixe uma resposta!