TAXONOMIA E SISTEMÁTICA

TAXONOMIA E SISTEMÁTICA

Taxonomia é parte da biologia que classifica os seres vivos de acordo com suas características evolutivas, fisiológicas e anatômicas.

As bases para o sistema de classificação utilizado atualmente foram propostas por um botânico sueco chamado Lineu. Entre as principais contribuições desse botânico está a adoção do sistema binominal. A nomenclatura dos seres vivos é feita em latim, já que essa língua está em desuso, ficando pouco sujeita à variações e garantindo assim a universalidade dos nomes científicos.

As categorias taxonômicas ou táxons são: Reinos > Filos > Classes > Ordens > Famílias > Gêneros > Espécies (macetinho: ReFICOFaGE)

Exemplo de sequência de taxóns

Os seres vivos são classificados em cinco grandes reinos que veremos a seguir.

  • Reino Metazoa ou Animalia: inclui seres vivos eucariontes, pluricelulares, heterotróficos e que apresentam tecidos diferenciados.
  • Reino Metaphyta ou Plantae: inclui seres vivos eucariontes, pluricelulares, de nutrição autotrófica e que apresentam tecidos diferenciados. Vale ressaltar que as algas não fazem parte desse reino.
  • Reino Fungi: inclui seres vivos eucariontes, podendo ser uni ou pluricelulares, heterotróficos e não apresentam tecidos diferenciados e possuem parede celular formada por quitina.
  • Reino Proctista: é o reino mais heterogêneo, incluindo seres vivos eucariontes, uni ou pluricelulares, sem diferenciação de tecidos, com nutrição heterotrófica ou autotrófica.
  • Reino Monera: inclue os seres microscópicos e procariontes, que podem ser autótrofos ou heterótrofos.

Existe uma nova proposta de classificação que inclui uma categoria denominada domínio. O domínio fica acima dos reinos e são três: Eukarya, Archea e Bacteria. O domínio Eukarya engloba todos os eucariontes: Metazoa, Metaphyta, Fungi e Proctista. Já os procariontes, membros do reino Monera, são divididos entre os outros dois domínios.

REGRAS DE NOMENCLATURA

O nome científico de uma espécie é sempre escrito em latim e deve ser destacado do texto (negrito, itálico ou sublinhado) e deve possuir dois termos segundo a classificação binominal, sendo que o primeiro deles é referente ao gênero e deve ter a primeira letra maiúscula, já o segundo termo deve ser iniciado com letra minúscula. Os dois termos juntos determinam a espécie.

Ex: Homo sapiens, Canis familiares.

 EVOLUÇÃO E SISTEMÁTICA

É a parte que estuda a classificação dos seres vivos baseada em duas abordagens: a filogenia e cladística.

○ Filogenia: é baseada em homologias entre grupos com uma origem comum. A representação é feita por meio das árvores filogenéticas.

Árvores filogenéticas - Taxonomia e Sistemática

○ Cladística: também agrupa os seres que possuem um ancestral comum, em uma tentativa de reconstrução do caminho evolutivo. A representação é feita por cladogramas.

Cladograma - Taxonomia e Sistemática

DICA: Atentem-se as principais características evolutivas de cada grupo, pois isso pode ser cobrado no vestibular através das arvores filogenéticas e dos cladogramas.

Exercícios de fixação

  1. (ANÁPOLIS) Dois seres vivos pertencentes à mesma ordem são necessariamente:
  2. a) da mesma raça;
  3. b) da mesma espécie;
  4. c) do mesmo gênero;
  5. d) da mesma classe;
  6. e) da mesma família.
  1. Se reunirmos as famílias Canidae (cães), Ursidae (ursos), Hienidae (hienas) e Felidae (leões), veremos que todos são carnívoros, portanto, pertencem à(ao) mesma(o):
  2. a) espécie
  3. b) ordem
  4. c) subespécie
  5. d) família
  6. e) gênero
  1. (FIUBE) O nome científico do leão é Panthera leo, do gato é Felis domesticus. Os dois animais pertencem a diferentes:
  2. a) filos
  3. b) famílias
  4. c) ordens
  5. d) espécies
  6. e) reinos
  1. (GOIÂNIA) Os organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos são classificados como:
  2. a) monera
  3. b) protistas
  4. c) metazoários
  5. d) metáfitos
  6. e) vírus
  1. (UNIP) A sequência hierárquica das categorias taxonômicas é:
  2. a) filo, classe, ordem, família, gênero;
  3. b) gênero, família, ordem, filo, classe;
  4. c) filo, classe, família, ordem, gênero;
  5. d) classe, filo, gênero, família, ordem;
  6. e) ordem, classe, filo, gênero, família.
  1. O homem e o gorila pertencem à mesma ordem. São primatas. Pertencem também, obrigatoriamente:
  2. a) à mesma espécie;
  3. b) ao mesmo gênero;
  4. c) à mesma espécie e ao mesmo gênero;
  5. d) ao mesmo: reino, filo e classe;
  6. e) ao mesmo reino e à mesma espécie.

Resolução comentada

  1. d) Lembrando a ordem dos táxons: Reinos > Filos > Classes > Ordens > Famílias > Gêneros > Espécies, se eles são da mesma ordem são também, obrigatoriamente, da mesma classe.
  1. b) Se todos são carnívoros, eles pertencem à mesma ordem.
  1. d) Panthera leo e Felis domesticus pertencem a diferentes gêneros e espécies, designadas respectivamente por Panthera e Felis e por leo e domesticus.
  1. b) Vamos por eliminação.

Os vírus são acelulares e não entram na classificação dos reinos, portanto, letra e incorreta.

Se são eucariontes, também podemos excluir o reino monera, que é o reino das bactérias que são procariontes, portanto, alternativa a também está incorreta.

Os integrantes do reino animália e plantae são pluricelulares, portanto, alternativas c e d também são incorretas.

Restando a alternativa b, reino dos proctistas, que englobam os seres com as características pedidas.

  1. a) Lembrando novamente da sequência dos táxons:

Reinos > Filos > Classes > Ordens > Famílias > Gêneros > Espécies, portanto, alternativa a.

  1. d) Reinos > Filos > Classes > Ordens > Famílias > Gêneros > Espécies. Se eles pertencem a mesma ordem também pertencem aos grupos taxonômicos anteriores.
Beatriz tem 19 anos e está em busca de uma vaga no curso de Medicina. Luta por uma Educação de qualidade mais acessível a todos e é por isso que se tornou Colunista de Biologia no EducaHelp.
COMPARTILHE!

Beatriz Silva

Beatriz tem 19 anos e está em busca de uma vaga no curso de Medicina. Luta por uma Educação de qualidade mais acessível a todos e é por isso que se tornou Colunista de Biologia no EducaHelp.

74 comentários em “TAXONOMIA E SISTEMÁTICA

Gostou? Deixe uma resposta!