Vitaminas

Vitaminas são micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Embora sejam substâncias essenciais ao organismo, a maioria dos animais não consegue produzi-las em quantidade suficiente, ou não as produz. Por esse motivo, a ingestão de alimentos que as contenham é necessária.

As vitaminas são produzidas por bactérias, algas e vegetais. São classificadas em HIDROSSOLÚVEIS (intestino grosso) E LIPOSSOLÚVEIS (intestino delgado).

  • HIDROSSOLÚVEIS:

 

VITAMINA FONTES FUNÇÃO/DEFICIÊNCIA
B1 – TIAMINA vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves. Mantém o sistema nervoso e circulatório saudáveis; auxilia na formação do sangue e no metabolismo de carboidratos; previne o envelhecimento; melhora a função cerebral; combate a depressão e a fadiga.

Beriberi – polineurite

B2 – RIBOFLAVINA vegetais, grãos integrais, leite e carnes. Ligada à formação de células vermelhas do sangue e anticorpos; envolvida na respiração e processos celulares; previne catarata; ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina.

Queilose e glossite

B3 – NIACINA (NICOTINAMIDA) levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate. Aumenta a circulação; reduz triglicérides e colesterol; ajuda no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico; regula o açúcar no sangue; protege o corpo contra poluentes e toxinas.

Pelagra e DDD.

B5 – ÁC. PANTOTÊNICO carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais (brócolis), algumas frutas (abacate), geleia real. Ajuda na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química; previne degeneração de cartilagens; ajuda na construção de anticorpos; reduz colesterol e triglicérides; ajuda nas disfunções hormonais.

Fadiga muscular.

B6 – PIRIDOXINA cereais integrais, semente de girassol, feijões (soja, amendoim, feijão), aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre). Reduz o risco de doenças cardíacas; ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico; reduz espasmos musculares; alivia enxaquecas e náuseas; reduz o colesterol; melhora a visão; previne aterosclerose e câncer.

Acrodínia (formigamentos)

B7 – BIOTINA carne de aves, fígado, gema de ovo, couve-flor, ervilha. Auxilia no crescimento celular, produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue; combate infecções; promove a saúde das glândulas sudoríparas, do tecido nervoso, da medula óssea, das glândulas sexuais e células sanguíneas; alivia dores musculares.

Dermatite descamatosa.

B9 – ÁC. FÓLICO fígado, vegetais de folhas verdes, couve-flor. Manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso; antitóxico; diminui o risco de aterosclerose; promove a saúde dos cabelos e da pele; reforça o sistema imunológico e o sistema nervoso central.

Má formação do tubo neural durante a gestação.

B12 – CIANOCOBALAMINA fígado, carnes, peixes, ovos, leite, queijo. auxilia a síntese de células vermelhas do sangue; manutenção do sistema nervoso; ajuda no crescimento e desenvolvimento do corpo.

Anemia perniciosa.

C – ÁC. ASCÓRBICO frutas cítricas frescas (laranja, limão, tomate abacaxi, mamão papaia) e vegetais frescos (repolho, couve-flor, espinafre, pimentão verde). Indispensável para a síntese do colágeno; ajuda na manutenção das funções glandulares e do crescimento; manutenção dos tecidos; previne o câncer; aumenta a imunidade; protege contra infecções.

Escorbuto.

As vitaminas B2 (NAD-NICOTINAMIDA ADENINA DINUCLEOTÍDEO), B3 (FLAVINA ADENINA DINUCLEOTÍDEO) e B5 (CoA) participam do processo de obtenção de energia.

   :::::::::::::: VITAMINAS E TECIDO ÓSSEO ::::::::::::::::

C – Síntese de colágeno;

D – Absorção de cálcio;

A – Participa da regulação das atividades dos osteoblastos e osteoclastos.

 

  • LIPOSSOLÚVEIS
VITAMINAS FONTES FUNÇÕES/DEFICIÊNCIA
A-RETINOL frutas e vegetais de cor forte, como cenoura, abóbora, brócolis e espinafre e gorduras amarelas de alimentos animais como fígado, ovos e leite. Importante oxidante que protege células contra radicais livres.

Cegueira noturna.

D-CALCIFEROL peixes como o atum e o salmão. É sintetizada com a ajuda dos raios solares e imprescindível para a produção de insulina e a manutenção do sistema imunológico. Ajuda na absorção do cálcio.

Raquitismo, osteoporose.

E-TOCOFEROL óleos (girassol, amendoim), sementes de girassol, amêndoas, amendoim, vegetais de folhas verde-escuras. Forte antioxidante contra radicais livres; previne o câncer e doenças cardiovasculares; protege o sistema reprodutor; previne catarata; reforça o sistema imunológico.

Esterilidade.

K-FILOQUINONA alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes (couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa). Componente na formação de 13 proteínas essenciais para a coagulação do sangue e envolvida na construção dos ossos.

Hemorragias.

 

 

Bons estudos!!!

 

 

 

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!
COMPARTILHE!

Raquel Gomes

Graduada em Nutrição pela Favip/Devry. Amo Biologia. Sempre estudei e me esforcei para alcançar meus objetivos. Acredito que a educação pode mudar as pessoas... Conheci o EducaHelp, que com posts simples trazia conteúdo objetivo! Agora sou Colunista e espero ajudar outros estudantes a compreender o maravilhoso mundo da BIOlogia!

Gostou? Deixe uma resposta!