Zoologia – Cnidários

Cnidários

Os cnidários são os primeiros seres da linha evolutiva a serem enterozoários, ou seja, a possuírem cavidade digestiva. Eles apresentam simetria radial, são diblásticos (endoderme e ectoderme), aquáticos, acelomados, com sistema digestivo incompleto (não possuem ânus) e apresentam tecidos verdadeiros (porém ainda não possuem órgãos).

Os cnidários apresentam dois tipos morfológicos: os polipos, que são sésseis (hidras e anêmonas do mar) e as medusas, que são livres-natantes (águas vivas). A respiração e nutrição desses animais é feita por meio de difusão e eles apresentam sistema nervoso difuso, ou seja, possuem nervos e gânglios espalhados pelo corpo.

A estrutura mais característica desse filo é o cnidoblasto, que são células especializadas que armazenam substâncias urticantes, o que causa a famosa queimadura de água viva. Os cnidoblastos ficam nas projeções ou tentáculos localizados na região superior do corpo do animal (“boca”). Esses tentáculos são responsáveis pela captura de alimentos e pela defesa do animal.

Os cnidários são também o primeiro grupo a serem capazes de deslocar-se (os poríferos eram sésseis, lembram?). As medusas movimentam-se por jato propulsão, em que o corpo se contrai e expulsa a água acumulada, deslocando o animal com a pressão da própria água. Os pólipos apresentam movimentam-se em cambalhotas, o que significa que eles tem uma capacidade de locomoção reduzida em relação às medusas.

Os cnidários podem apresentam reprodução assexuada por brotamento, bipartição ou estrobilização ou reprodução sexuada. Os pólipos fazem reprodução assexuada e as medusas sexuada. Existem espécies que apresentam organismos pólipos e medusas durante sua vida, sendo denominados seres metagenéticos. Nesses casos as medusas machos e fêmeas liberam os gametas na água (fecundação externa), que após a fecundação originam um zigoto que dá origem a uma larva (desenvolvimento indireto) conhecida como plânula, a qual se fixa em um substrato desenvolvendo-se em pólipos. Um pólipo pode apresentam gomos que soltam-se e originam medusas, esse processo é conhecido como estrobilização.

Beatriz tem 19 anos e está em busca de uma vaga no curso de Medicina. Luta por uma Educação de qualidade mais acessível a todos e é por isso que se tornou Colunista de Biologia no EducaHelp.
COMPARTILHE!

Beatriz Silva

Beatriz tem 19 anos e está em busca de uma vaga no curso de Medicina. Luta por uma Educação de qualidade mais acessível a todos e é por isso que se tornou Colunista de Biologia no EducaHelp.

3 comentários em “Zoologia – Cnidários

Gostou? Deixe uma resposta!